ECONOMIA CAPIXABA

Serra reduz o ISS para fortalecer e atrair empreendimentos

O objetivo é aumentar o dinamismo da economia no município e atrair empreendimentos.

Em 12/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Entre os setores beneficiados estão eventos, hospedagens, com redução da alíquota de 5% para 3%, e representação comercial e serviços gráficos, cujo percentual de ISS caiu de 5% para 2%.   

Como forma de aumentar o dinamismo da economia e tornar o município cada vez mais atrativo para novos empreendimentos, a Prefeitura da Serra promoveu uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS). Por meio da Lei 5.400, de dezembro de 2021, a administração municipal reduziu em até 60% a alíquota do ISS que incide sobre uma série de atividades econômicas.

Em regra, a alíquota do ISS a ser aplicada pelos municípios é de 5%. Com a medida, a Serra terá também as alíquotas de 2% e de 3%, de acordo com o segmento do negócio. Entre os setores beneficiados estão eventos, hospedagens, com redução da alíquota de 5% para 3%, e representação comercial e serviços gráficos, cujo percentual de ISS caiu de 5% para 2%.   

"A nova legislação busca atrair mais empreendedores para a cidade, focando em algumas atividades que podem gerar empregos e desenvolvimento, e que, em alguns casos, estavam em condições de competitividade inferior, quando comparadas com outras cidades da região metropolitana. Atendendo à orientação do prefeito Sérgio Vidigal, buscamos ainda dar uma atenção aos setores ligados aos eventos, esportivos ou culturais, e ao turismo, com o objetivo de estimular o interesse pelo incremento dessas atividades no município" destaca o secretário de Fazenda da Serra, Henrique Valentim.

O ISS é um tributo que incide na prestação de serviços realizados por empresas ou profissionais autônomos e a base de cálculo é formada por tudo que for cobrado na prestação do serviço. Como a proposta encaminhada pela prefeitura foi aprovada pela Câmara no final de dezembro de 2021, para que sejam atendidos os preceitos do Código Tributário Nacional e da Lei de Responsabilidade Fiscal, os benefícios começarão a valer a partir de abril de 2022. 

Segue abaixo a lista completa das atividades com redução no ISS:

Redução para 3%

  • Exploração de salões de festas, centro de convenções, escritórios virtuais, “stands”, quadras esportivas, estádios, ginásios, auditórios, casas de espetáculos, parques de diversões, canchas e congêneres, para realização de eventos ou negócios de qualquer natureza. 
  • ​Hospedagem de qualquer natureza em hotéis, apart-service condominiais, flats, apart-hotéis, hotéis residência, residence-service, suite service, hotelaria marítima, motéis, pensões e congêneres; ocupação por temporada com fornecimento de serviço.
  • ​Recauchutagem ou regeneração de pneus

Redução para 2%

  • Representação de qualquer natureza, inclusive comercial.  
  • ​Espetáculos teatrais.
  • ​Espetáculos circenses
  • ​Competições esportivas ou de destreza física ou intelectual, com ou sem a participação do espectador. 
  • ​Composição gráfica, inclusive confecção de impressos gráficos, fotocomposição, clicheria, zincografia, litografia e fotolitografia.
  • ​Serviços de assistência social.
  • ​Serviços de biblioteconomia.
  • Serviços de biologia, biotecnologia e química.
  • ​Serviços de museologia. (Secom/PMS)

Leia também:

Espírito Santo abriu mais de 18 mil empresas em apenas 1 ano
Serra fecha o ano liderando a geração de empregos no ES
Cira recupera mais de 14 milhões de reais aos cofres do ES
Cariacica lidera ranking de oferta de crédito na Grande Vitória
IJSN divulga PIB oficial dos municípios capixabas em 2019
Consumidora vai ao Procon e reduz em 98,5% dívida da Cesan
Casagrande sanciona lei que reduz ICMS do arroz e feijão no ES
Investimentos no ES podem chegar a R$45 bilhões até 2024
Banestes tem condições especiais para negociação de dívidas
IBGE: PIB cresceu 1,2% em 2019, chegando a R$ 7,389 trilhões

TAGS:
SERRA | EMPREENDIMENTOS | ISS | DINAMISMO | ECONOMIA