CIDADE

Serra registra queda nos casos de dengue, chikungunya e zika

Direção: O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Serra leva à redução de casos.

Em 23/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Segundo levantamento feito pela Vigilância Ambiental em Saúde, a redução foi de 90% nos casos de dengue e 70% de chikungunya e zika.

Enquanto o Estado faz um alerta sobre o crescimento no número de casos de dengue, chikungunya e zika, Serra segue em outro sentido. A direção, conduzida pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, leva à redução de casos. Isso mesmo, e os números de notificações são capazes de provar!

Segundo levantamento feito pela Vigilância Ambiental em Saúde, setor ligado à Secretaria de Saúde, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 809 casos de dengue, contra 4.501, em 2020. Uma redução de mais de 90%.

As estatísticas de casos de chikungunya também apontam para redução, uma vez que o município caiu de 1.093 para 322. Os dados, comparativos de janeiro a outubro de 2020 e 2021, respectivamente, expressam uma queda de 70%. A mesma redução, inclusive, nos casos de zika, que passou de 79 para 27 casos de 2020 para 2021.

Os bons resultados em combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya e zika, é realizado pelas equipes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde. De segunda a sexta, os agentes fazem vistas domiciliares, além de bloqueio de UBV leve (eliminação em massa de criadouros do mosquito da dengue), visitação de pontos como cemitério, ferro-velho, borracharia, casa de acumuladores de lixo, sem contar com o fumacê. Semanalmente, de segunda a sexta, as equipes percorrem as comunidades.

O morador também pode entrar nesse combate, não deixando áreas com sujeira, água acumulada, entre outras ações. Caso precise falar com a equipe, seja para denunciar possíveis focos ou para solicitar o serviço, é só ligar para o Disque-Dengue, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo 3228-5394.

Leia também:

Serra abre mais de 4 mil vagas para atualizar o CadÚnico
Prefeitura de Serra fará obras de reformas em escola de Aceania
Prefeitura executa manutenção em ruas e avenidas de Linhares
Serra realiza Plantão CadÚnico no Planalto Serrano A, B e C
Aracruz inicia ações que priorizam as crianças e adolescentes
Vila Velha limpa 4 toneladas de material orgânico das praias
Prefeitura de Vitória vai revitalizar praça do bairro Santos Reis
Show de mágica e circo encantaram as famílias em Vila Velha
Prefeitura de Serra realiza o Plantão CadÚnico no sábado (20)
Prefeitura de Serra divulga itinerário do fumacê em 33 bairros

TAGS:
SERRA | DENGUE | COMBATE | CHIKUNGUNYA | ZIKA | TRABALHO