CIDADE

Serra: Reunião do GGIM debate sobre redução de violência

Também foram debatidos caminhos que possam aumentar segurança da população serrana.

Em 24/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), reuniu os principais agentes da segurança pública estadual e federal.

A Prefeitura de Serra realizou a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2021 apresentando redução nos índices de violência. No encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (24) na sede do Executivo municipal também foram debatidos caminhos que possam aumentar a segurança da população serrana.

O trabalho da Secretaria de Defesa Social (Sedes), que conta com ação da Guarda Municipal, Defesa Civil e Departamento de Operações de Trânsito (DOT), integrado às forças estaduais e federais, resultou na queda de 45% no número total de homicídios. Entre janeiro e maio de 2020 foram 93 crimes desta natureza, enquanto no mesmo período de 2021 foram registrados 51 casos.

Investimento

O constante investimento no efetivo da Guarda, que desde janeiro foi acrescido em 60%, além da aquisição de novas armas, coletes e demais equipamentos, contribuiu para reduzir em 16,7% o índice de roubos a estabelecimentos comerciais, além de 25,5% os roubos a pessoas em vias públicas no comparativo com o mesmo período de 2020.

A vigilância também foi reforçada com a instalação de 94 novas câmeras no videomonitoramento, chegando a 120 no total.  A atuação do DOT também foi ampliada. Nos cinco primeiros meses do ano, foram gerados mais de 12 mil autos de infração, o dobro do índice do mesmo período de 2020.

Com a presença do prefeito Sergio Vidigal e coordenação do secretário de Defesa Social Fabrício Dutra, o encontro reuniu os principais agentes da segurança pública estadual e federal.

“Nosso papel na Prefeitura não é enfrentar a violência é promover a paz. Assim, quando vemos a redução desses índices, nós sabemos que eles não se devem a uma atuação exclusiva, mas sim a integração de todos os atores que estão aqui reunidos. O que nos motiva a seguir na vida pública é o ser humano e a política social será sempre uma prioridade”, declarou o prefeito.

Para o secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, com a integração das forças, Serra conseguirá melhorar a prestação serviços à sociedade.

“Gostaria de agradecer o prefeito pela oportunidade de voltar a realizar a reunião do GGIM que não acontecia a alguns anos. Somando forças vamos conseguir nosso objetivo: trazer mais segurança para o morador da Serra”, reforçou.

Uma das ações que a Prefeitura pretende implantar é o Cerco Inteligente. Com o Termo de Referência já concluído, a administração está mapeando os locais com mais registros de fugas após furto e roubo de veículos para desenvolver o melhor projeto de licitação.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do 6º Batalhão e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Marinha, Exército e Ministério Público. Também estiveram presentes representantes da Câmara de Vereadores e secretários municipais.

Leia também:

Prefeitura de Serra oferece serviços jurídicos à população
Vitória tem rede capacitada para pessoas em situação de rua
Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

TAGS:
PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS