CIDADANIA

Serra tem central de ajuda para mulheres nos terminais de ônibus

Atendimentos acontecem nos terminais de Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe.

Em 10/03/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação /PMS

A busca por ajuda é o primeiro passo, e também o considerado mais difícil, para mulheres que estão em situação de violência, seja por vergonha ou por não acreditarem que vão receber auxílio. Para ajudar as mulheres a sair dessa situação, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Serra (Seppom) vai montar uma "central de ajuda" nos terminais do município com atendimento, orientação e acolhimento.

Nesta segunda-feira (09), a campanha estará no Terminal de Laranjeiras. No dia 16, a estrutura será montada no Terminal de Carapina. No dia 23 será a vez dos passageiros do Terminal de Jacaraípe receberem a equipe da Seppom.

O objetivo é fazer com que as pessoas entendam o que é a violência e que podem buscar ajuda.

“Os terminais são locais de grande circulação. Vamos levar conscientização ao maior número de pessoas possível”, comenta a titular da Seppom, Luciana Malini.

História de superação

Carina (nome fictício) é um exemplo da triste realidade brasileira de muitas mulheres. Ela demorou mais de 20 anos para reconhecer que a realidade que vivia era violenta e que alguém podia ajudá-la a superar isso.  

Ela conta que foi casada durante 26 anos. Nos primeiros dez, a violência era moral e psicológica.

“Ele não me deixava ter acesso ao nosso dinheiro, só ele podia comprar as coisas e eu achava que esse comportamento era normal”. 

Com 22 anos de matrimônio, Carina terminou a faculdade e com os filhos maiores sentiu que era hora de ir para o mercado de trabalho. E foi justamente quando as coisas começaram a piorar. 

“As ameaças ficaram mais sérias. Aí ouvi falar da Seppom e quando fui atendida, foi como se tivessem tirado uma venda dos meus olhos”, afirma.  Ela nem conseguiu se manter no trabalho porque o marido não colaborava no cuidado com os filhos.

Hoje, aos 45 anos e atuando como funcionária pública, Carina tem consciência de que sofreu violência durante todo o período do matrimônio.

“Quando procurei a secretaria fui acolhida e recebi atendimento psicológico e apoio jurídico. Consegui me divorciar e ter o que é meu por direito. Hoje tenho uma nova vida”, afirma.

Campanha Ponto Final na Violência

Dia 09 - Terminal de Laranjeiras

Dia 16 - Terminal de Carapina

Dia 23 - Terminal de Jacaraípe

Serviços: acolhimento, atendimento, informação

Horário: 9 às 12 horas (Com informações da Prefeitura de Serra)