Serra terá sistema de reconhecimento facial nas escolas

Além da economia para município, reconhecimento facial trará segurança para pais e alunos.

Em 27/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Quarto - Secom/PMS

Segundo o prefeito de Serra, Sérgio Vifigal, um dos principais objetivos da gestão municipal é informatizar e padronizar as escolas. 

A Prefeitura de Serra vai implantar nas unidades de educação do município um sistema que, além de fazer o reconhecimento facial dos alunos, enviará diretamente para os pais uma mensagem dizendo a hora exata em que as crianças entram e saem das escolas.

O sistema foi apresentado ao prefeito Sérgio Vidigal na última semana. Além de representar economia para o município (cada aparelho tem o custo mensal de R$ 585,00), o reconhecimento facial trará também mais segurança para pais e alunos.

Padronizar as escolas

Um dos principais objetivos da gestão municipal é informatizar e padronizar as escolas. Ao todo, a rede de educação da Serra conta com 141 unidades, sendo 67 EMEFs e 74 CMEIs que recebem cerca de 70 mil estudantes.

“Nosso objetivo é modernizar a educação da Serra em todos os sentidos. Com este sistema de reconhecimento facial vamos avançar muito não apenas no controle da frequência dos alunos, mas também na segurança das escolas”, disse o prefeito.

O sistema de biometria facial é capaz de reconhecer as pessoas mesmo com alterações de aparência como barba, corte de cabelo ou óculos. Ele também é eficiente para distinguir gêmeos idênticos. (Com informações da Secom/PMS)