EDUCAÇÃO

Serra vai promover um projeto de libras na escola em 2023

Serra realizou reunião para dialogar sobre o espaço escolar como um ambiente de diferenças

Em 24/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Na ocasião, foram abordados temas como o caso de crianças/estudantes surdas(os) e como a inclusão se efetiva por meio do acesso à sua língua, a Libras, sendo fundamental para interação, comunicação e aprendizagem.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação, dentro da Gerência de Educação Especial, realizou a primeira reunião para dialogar sobre o espaço escolar como um ambiente de múltiplas diferenças, que precisam ser consideradas para a inclusão de fato aconteça. Pensando nisso, para o ano de 2023, rede municipal da Serra, inicia o Projeto Libras na escola.

Na ocasião, foram abordados temas como o caso de crianças/estudantes surdas(os) e como a inclusão se efetiva por meio do acesso à sua língua, a Libras, sendo fundamental para interação, comunicação e aprendizagem. Também a necessidade de que as pessoas ouvintes, como estudantes, corpo docente e profissionais da educação, tenham a oportunidade de aprender a Libras, para ser compartilhada e utilizada nas interações sociais e educacionais.

Karolini Pattuzzo, gerente da Educação Especial, falou sobre o planejamento do ano letivo de 2023 para a rede.

 “Ao pensarmos no espaço de ensino e aprendizagem é necessário, que estejamos preparados para o acolhimento e inclusão das diferenças, sendo assim, construímos um projeto-piloto visando estimular e incentivar o uso da Libras nos diferentes espaços escolares como forma de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes no ambiente escolar”.

A Libras será trabalhada por meio de oficinas nas turmas de 1º ao 9º anos, nos turnos matutino e vespertino.  Terá como proposta o ensino da língua de forma dialógica, dinâmica e interativa, com o uso de recursos lúdicos, como música e jogos. (Secom/PMS)

Leia também:

Viana convoca selecionados para Profissionais do Magistério
Educação: aulas nas escolas de Linhares retornam hoje (23)
Inscrições para o Sisu do 1º semestre terminam na sexta-feira
Nova Venécia é destaque no Programa Educar pra Valer
Olimpíada Nacional de História está com inscrições abertas
Ibiraçu: Secretaria da Educação irá distribuir os kits escolares
MEC retomará 4 mil obras em universidades e institutos
Cursos públicos de graduação do Mercosul serão reavaliados
Qualificar ES abre mais 20 mil vagas em cursos on-line grátis 
Detran|ES abre inscrições para o Curso de Mecânica Básica

TAGS:
SERRA | PROJETO | LIBRAS | ESCOLA | REUNIÃO