CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Servidores municipais aderem ao Dia Mundial sem Carro.

O Prefeito Luciano Rezende, também usou a bike para se deslocar até a Prefeitura de Vitória(ES).

Em 22/09/2015 Referência JCC

No Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta terça-feira (22), vários servidores municipais aderiram à campanha e deixaram os seus carros em casa. Muitos já têm o hábito de usar bike e ônibus ou até ir andando para a Prefeitura e as suas repartições. Essa foi a fórmula adotada por eles para adquirir qualidade de vida e ainda contribuir para o meio ambiente e a fluidez do trânsito. 

Um deles é o gerente de Promoção Turística, Juliano Nogueira, que pedala diariamente até o seu local de trabalho. "Ao completar 40 anos e trabalhando pelo turismo da cidade, decidi retomar uma prática antiga de pedalar e aproveitar as belas ciclovias que a cidade oferece. De lá pra cá, há exato um ano, optei de vez pelo uso da bike, faça chuva ou faça sol, para vir trabalhar. Os benefícios são ótimos: maior disposição para trabalhar, emagreci 15 quilos, além de poder contemplar as belezas dessa cidade diariamente".

O assistente administrativo da Unidade de Saúde Itararé Eliézer Soares de Souza deixa o carro em casa três vezes por semana para ir trabalhar de bike. "Economizo combustível, faço a atividade física e contribuo para melhorar o trânsito da cidade. Na nossa US, temos quatro servidores que já aderiram ao uso da bike para ir trabalhar".

O assistente administrativo da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) Jorge Henrique Panpolin mora em Feu Rosa, na Serra, e desde 2009 sempre vai para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Praia do Suá, de bike. "Mudei para ter mais qualidade de vida. Antes vinha de ônibus, sempre cheio, levava mais de 1 horas pra chegar. Agora demoro 50 minutos. De bike é mais rápido e mais saudável. Tanto que já convenci muita gente a vir trabalhar de bicicleta, principalmente quem mora em bairros próximos".

A chefe da Equipe Administrativo Financeira da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Elaine Cristina Favero, também aderiu à bike. "Hoje vim de bike para o trabalho. Moro em Jardim da Penha e trabalho no Ciac. Comecei a vir trabalhar de bike há alguns meses, quando tive minha Carteira de Habilitação suspensa. Atualmente, faço o inverso, só venho de carro quando preciso realmente resolver algo".

O coordenador de Inexigibilidade e Dispensa, Leonardo José Soeiro Viza, é outro adepto da bike. "Eu vim trabalhar de bike hoje. Na verdade, não só hoje, há algumas semanas eu troquei o carro pela bike definitivamente como meio de transporte para o trabalho. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida nos últimos anos. É maravilhoso! Moro em Jardim Camburi e a maior parte do trajeto até a Prefeitura possui ciclovia, então é bem tranquilo e seguro. Não me estresso mais com trânsito e economizo com gasolina. Eu recomendo demais".

A assistente administrativo do Serviço de Medicina de Trabalho Thaiza Rodrigues Mota também vai pedalando para o trabalho. "Todos os dias saio de casa, na Reta da Penha, e me desloco até a Medicina do Trabalho, em Bento Ferreira, de bicicleta. Além de não pegar trânsito, é mais rápido e mais saudável".

Servidora da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Marta Brunoro Gava aprovou a iniciativa de ir de bike até a Prefeitura. "Apesar de morar perto da PMV, estou indo de bike, não apenas no Dia Mundial sem Carro, mas todos os dias. Percebi que a minha atitude motivou outras pessoas a usar a bike. Uma coisa que me deixou contente foi a estagiária do meu setor que me perguntou se eu estava indo de bicicleta. Quando eu disse que 'sim', ela me falou que está indo de bike para a aula de autoescola e que não vai largar a bicicleta porque vai ter carteira de motorista".

O coordenador de Segurança Patrimonial, Paulo Uliana, também é adepto da bicicleta. "Uso a bicicleta rotineiramente, e hoje, como todos os dias, estou colaborando para um trânsito menos intenso, redução da poluição, maior qualidade de vida e saúde pessoal, além de poder apreciar com mais intensidade todas as belezas de nossa capital".

A assistente administrativo da Sedec Ticiellen Goncalves Macedo também faz do "Dia sem Carro" uma rotina. "Faço uso da bicicleta sempre que possível para vir para o trabalho. Porém, como moro perto, adotei a rotina de estender o percurso justificando assim toda a indumentária (legging, tênis e uma segunda muda de roupa para após a pedalada). Assim, saio de casa, passo pela praça dos Desejos, dos Namorados e percorro toda a orla até a Adalberto Simão Nader. Retorno terminando o percurso no Ciac e arrematando com belo banho gelado".

Na Casa Porto das Artes Plásticas, segundo Bernadette Rubim Teixeira, "todos os funcionários vêm trabalhar a pé ou de ônibus".

Caminhada

O gerente de Planejamento Operacional de Trânsito, Fábio Nogueira Felsky, vai trabalhar a pé. "Sou morador da Praia do Canto e gasto, em média, 12 minutos caminhando".

A assistente administrativo da Secretaria Municipal de Comunicação Nádia Rasseli Delai também caminha até o Palácio Municipal. "Sempre vinha de ônibus, mas, desde o mês passado, tenho vindo a pé, gastando, em média, 35 minutos para chegar à Prefeitura. Estou adorando a ideia de economizar e ainda queimar algumas calorias". 

Ônibus

A dentista sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Ana Lucia França aproveitou o Dia Mundial sem Carro para ir de ônibus de Jardim Camburi até a secretaria. Segundo ela, o trajeto durou 30 minutos e foi muito tranquilo. "Ainda tive a oportunidade de encontrar uma velha conhecida que há 20 anos eu não via e demos boas risadas no ônibus".

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Angela Maria Battestin, também usa o transporte público. "Eu tenho carro, mas realizo a campanha constantemente. Geralmente, venho de ônibus três vezes na semana, de Bela Aurora até a Secretaria de Cultura, no Centro. No ônibus, tenho a oportunidade de vir lendo um livro e rever amigos".

Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Carmem Tristão foi outra servidora que aderiu ao Dia Mundial sem Carro. "Hoje, usei o transporte coletivo para chegar ao local de trabalho, na Seme, em Itararé. O ônibus me pegou na porta de casa, me deixou na porta do serviço e, de quebra, matei saudade dos amigos que fiz durante o tempo que só usei o ônibus como meio de transporte para o trabalho. Em tempos de gasolina cara e poluição do ar, devo dizer que a partir de agora esta será a condução que voltará a me levar ao meu local de trabalho".

Prefeito

Um dos grandes incentivadores do uso da bicicleta como meio de transporte, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, vai para o trabalho de bike toda semana e sempre quando a agenda permite. No Dia Mundial sem Carro, foi assim: pedalando. "Grande parte da nossa estratégia de mobilidade urbana tem relação com a construção de ciclovias e ciclofaixas na cidade, mais a bilhetagem única e a faixa exclusiva de ônibus, projetos que estamos implantando", disse o prefeito.

Ele completou: "Como tenho o hábito de ir para a Prefeitura de Vitória de bicicleta, hoje, no Dia Mundial sem Carro, não poderia ser diferente, pois faço isso normalmente ao longo da nossa gestão. Arrisco a dizer que Vitória já se tornou a capital brasileira das bicicletas", comemorou o prefeito, que sai da Praia de Santa Helena, onde mora, e segue pedalando até o bairro Bento Ferreira, onde fica a sede do Poder Executivo Municipal.

Estímulo

A Prefeitura de Vitória estimula os servidores a ir de bike para o trabalho todos os dias. Para isso, construiu no Palácio Municipal um bicicletário e transformou dois banheiros em vestiários com chuveiros e armários para os servidores e visitantes.

Além disso, adquiriu mil paraciclos, que estão sendo instalados em todos os equipamentos públicos do município, como secretarias, escolas, parques e praças. Vitória possui 32 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas implantadas.

Fonte: SECOM-PMV