SAÚDE

Sesa alerta para aumento de doenças respiratórias em crianças

A sazonalidade das doenças respiratórias no Espírito Santo já é uma realidade no casos.

Em 16/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

A médica Isabel Carvalho aponta cuidados essenciais que os pais precisam adotar como: manter as crianças com restrição de convívio com outras crianças e adultos.

A menos de uma semana do início do outono, a sazonalidade das doenças respiratórias no Espírito Santo já é uma realidade nos atendimentos de casos pediátricos na rede estadual de saúde. No Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, referência para casos respiratórios, a ocupação dos 149 leitos chegou acima dos 90%, nesta segunda-feira (15).

“Hoje, a faixa etária que mais internamos na unidade são de crianças até dois anos, predomínio absoluto no que chamamos de idades lactentes e pré-escolares e com uma pressão assistencial para casos de doenças do sistema respiratório”, explica a pediatra intensivista e responsável técnica do Infantil de Vitória, Isabel Carvalho.

A médica aponta cuidados essenciais que os pais precisam adotar como: manter as crianças com restrição de convívio com outras crianças e adultos; manter de forma rigorosa medidas de prevenção, como uso de máscara para os maiores de dois anos; higienização das mãos.

“Os pais precisam estar em alerta aos sintomas das crianças. Sendo sintomas gripais, é preciso procurar serviço de saúde na Atenção Primária, mas em caso de sintomas como dificuldade e esforço respiratório, e os pais percebendo que além dessa dificuldade, a criança está respirando muito rápido, precisam buscar o cuidado hospitalar”, disse.

Casos de Covid-19 em crianças no Espírito Santo

O Espírito Santo conta com três unidades hospitalares pediátricas referências para o atendimento de casos da Covid-19. Na região Metropolitana de Saúde, o Hospital Infantil de Vitória, com 29 leitos de enfermaria e 7 de UTI; na região Centro-Norte, a Maternidade São José, com 3 leitos de enfermaria e 3 de UTI; e na região sul, o Hospital Infantil Francisco de Assis, com 8 leitos de enfermaria e 10 de UTI.

Segundo os dados disponíveis no Painel Covid-19, o Espírito Santo já registrou 18.957 casos da doença na faixa etária de 0 a 17 anos, com 19 óbitos, com letalidade de 0,1%. Os dados são referentes à atualização desse domingo (14).

Entre a faixa etária com mais casos confirmados está de 10 a 17 anos, com 11.037 casos. Já de óbito é maior na faixa etária de 0 a 4 anos, com 9 óbitos confirmados. (Com informações da  Assessoria de Comunicação da Sesa)

TÓPICOS:
SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  POLÍTICA INTERNACIONAL