CIDADANIA

Sesa capacita instituições para acolhimento aos idosos

Sesa, Setades, Ceddipi/ES, realizam reuniões virtuais com gestores de saúde do ES.

Em 08/06/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa

Diante do quadro emergencial do novo Coronavírus (Covid-19), as Secretarias da Saúde (Sesa) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), além do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi/ES), realizam reuniões remotas com gestores municipais de todo Estado das áreas de saúde, assistência social e de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

O objetivo é capacitar e orientar sobre as recomendações gerais quanto ao atendimento nos serviços de acolhimento de pessoas idosas, dentro do contexto de saúde pública, devido à pandemia.

De acordo com a enfermeira da Área Técnica do Idoso na Sesa, Lucimar Ventorin Hamsi, durante os encontros virtuais, as orientações são referentes ao funcionamento, rotinas e à importância das medidas de precaução, para evitar a transmissão do vírus entre os idosos, seguindo o protocolo de acolhimento do Ministério da Cidadania/Secretaria Nacional de Assistência Social.

"Estamos reforçando os cuidados, medidas e organização dos serviços. Além disso, falamos sobre a necessidade de que não haja aglomerações dentro das instituições e a importância do isolamento das pessoas assintomáticas e sintomáticas, para evitar a disseminação entre os idosos e profissionais que trabalham nesses  locais ", explicou a enfermeira Lucimar Hamsi.

As capacitações e reuniões remotas são organizadas por um Grupo Técnico, formado pelo Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), Sesa e Setades. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)