POLÍTICA CAPIXABA

Sesport debate protocolo para retomar atividades esportivas

Os assuntos abordados foram o retorno da academia e a abertura gradual dos ginásios.

Em 13/07/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesport

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, na última sexta-feira (10), uma reunião para discutir protocolos sanitários necessários para o retorno gradual de algumas atividades esportivas e do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. 

A conversa, realizada por videoconferência, contou com a participação do subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Dório Belarmino, professores de educação física e gerentes da Sesport. 

Na pauta, os assuntos abordados foram o retorno da academia e a abertura gradual dos ginásios para atletas e paratletas de alto rendimento. Além disso, estão sendo organizados em relatórios como e quais protocolos de saúde devem ser adotados para que se inicie um processo de liberação das atividades físicas, incluindo a volta gradativa dos atletas ao Centro de Treinamento, que, de acordo com a portaria n° 0-18S, está com as atividades suspensas desde 17 de março, por consequência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). 

Além dessa reunião interna, a Secretaria de Esporte e Lazer vem realizando encontros com os presidentes das federações e outros representantes do segmento esportivo para analisar a possibilidade de retorno de algumas modalidades. Os primeiros a serem ouvidos pela Secretaria foram o presidente da Federação de Futebol, Gustavo Vieira, em decorrência de uma volta iminente das competições nacionais, e representantes de escolinhas de futebol. Ao longo da próxima semana, outras reuniões serão realizadas.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou sobre a importância da reunião para analisar todas as medidas cabíveis, que devem ser realizadas pela Sesport e também pelos atletas, antes do retorno às atividades.

“Essa reunião foi de extrema importância, afinal ainda estamos enfrentando a pandemia, mas precisamos tentar analisar o que é preciso para voltar aos poucos com treinos e para liberar determinadas competições esportivas. Gostaria de ressaltar que não podemos e não vamos retornar as atividades sem a anuência e orientações da Secretaria da Saúde e sem a certeza de poder proporcionar, no Centro de Treinamento, toda a segurança e proteção para os nossos atletas e servidores”, afirmou Abreu.

Próximos passos

Após análise em reunião e aprovação do secretário, todo o material elaborado será encaminhado para a Secretaria da Saúde (Sesa), que, depois de avaliar, irá determinar a real possibilidade do retorno. Após aprovação da Sesa, o documento poderá servir como orientação para que municípios e organizações esportivas avaliem a abertura de seus espaços de treinamento e o retorno de suas atividades esportivas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesport)