AGRICULTURA

Setor agrícola do Brasil pede R$1,5 bilhão de crédito à Fazenda

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, solicitou ao Ministério da Fazenda o montante.

Em 29/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

Segundo comunicado da CNA, o ofício foi assinado pelo presidente João Martins, citando que diversas linhas de crédito estão suspensas.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou um ofício ao Ministério da Fazenda solicitando a suplementação orçamentária de 1,5 bilhão de reais para equalização de taxas de juros do crédito rural pelo Plano Safra, diante do esgotamento de recursos de algumas linhas antes do previsto.

Segundo comunicado da CNA divulgado hoje (28), o ofício foi assinado pelo presidente da entidade, João Martins, citando que diversas linhas de crédito estão suspensas.

“A elevação da taxa de juros e o orçamento insuficiente fizeram com que os recursos para a equalização das taxas no crédito rural acabassem antes do previsto. Além disso, a elevação dos custos de produção impactou no aumento do ticket médio das operações”, disse.

A entidade ressaltou que, com as interrupções de algumas linhas ainda no início da safra 2022/23, muitas operações ficaram paradas nas esteiras de crédito das instituições financeiras, atrasando investimentos em armazenagem, irrigação e práticas de agricultura de baixo carbono.

Além disso, o produtor rural precisou de mais recursos para financiar sua produção, em detrimento da adoção de inovações tecnológicas, afirmou.

“Ainda no ofício, a CNA reconhece e entende as dificuldades enfrentadas com o orçamento. Entretanto, avalia que a aprovação e a liberação do volume de recursos solicitado é imprescindível e urgente para garantir a continuidade dos investimentos do setor.”

No início deste mês, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, solicitou ao Ministério da Fazenda o montante de 1 bilhão de reais para equalização de juros do Plano Safra, que permitiria a liberação de 30 bilhões de reais em crédito adicional aos produtores até o final do ciclo 2022/23, em junho.

Na ocasião, o ministro disse que este é um período importante para este tipo de solicitação, pois as principais feiras do setor já começaram a acontecer no país, momento em que os produtores adquirem máquinas e equipamentos agrícolas. (Por Reuters, via Forbes Agro)

Leia também: 

Pará confirma caso de vaca louca no interior do estado
Idaf: Espírito Santo está em alerta contra Influenza Aviária
Transporte é ponto desafiador no bem-estar dos bovinos
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada
Exposição Agropecuária de Aracruz será em setembro
Linhares lançará programa municipal de incentivo a Pecuária
Parceria entre Serra e Sebrae melhora qualidade da pecuária
Syntec do Brasil lança duas vacinas biológicas para equinos
Linhares sediará a Feira de Touros Pró-Genética em julho

TAGS:
CRÉDITO | FAZENDA | ESCASSEZ | AGRICULTURA | CARBONO