ECONOMIA NACIONAL

Setor de serviços apresentou um recuo de 0,1% em janeiro

A queda veio depois de dois meses em alta, que acumularam ganho de 4,7% para o setor.

Em 16/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

Apesar do resultado de janeiro, o setor de serviços ainda está 7% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do patamar pré-pandemia de covid-19.

O volume de serviços no Brasil apresentou um recuo de 0,1% na passagem de dezembro de 2021 para janeiro deste ano. A queda veio depois de dois meses em alta, que acumularam ganho de 4,7% para o setor. O dado, da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi divulgado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do resultado de janeiro, o setor de serviços ainda está 7% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do patamar pré-pandemia de covid-19.

Os serviços tiveram alta de 9,5% na comparação com janeiro de 2021 e de 12,2% no acumulado de 12 meses, de acordo com os dados divulgados hoje.

A receita nominal do setor recuou 1,6% na comparação com dezembro de 2021, mas subiu 15,3% em relação a janeiro do ano passado e 16% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de dezembro para janeiro, três das cinco atividades pesquisadas tiveram queda no volume de serviços: informação e comunicação (-4,7%), serviços prestados às famílias (-1,4%) e outros serviços (-1,1%).

Por outro lado, duas atividades tiveram alta no mês: transportes (1,4%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%).

O índice de atividades turísticas, que também integra da PMS, cresceu 1,1% ante dezembro, a oitava taxa positiva nos últimos nove meses, período em que acumulou um ganho de 69,6%. Apesar disso, o segmento de turismo ainda está 9,7% abaixo do patamar pré-pandemia. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Inflação acelera para todas as faixas de renda em fevereiro
Presidente assina decreto para reduzir IOF sobre o câmbio
Brasil registra recorde no abate de frangos no ano de 2021
Produção industrial cai em 10 de 15 locais avaliados, diz IBGE
Confiança do Empresário Industrial cai 0,4 ponto, diz CNI
Afastamento do trabalho recua no final de 2021, diz o Ipea
Mercado diz que inflação deve fechar em 6,45% este ano
Jair Bolsonaro sanciona ICMS único sobre os combustíveis
Ministério questiona Petrobras sobre alta dos combustíveis
Cenoura é a maior vilã da inflação e superou combustíveis

TAGS:
SERVIÇOS | IBGE | COVID-19 | PMS | PANDEMIA