VIAGENS & TURISMO

Setor hoteleiro se reúne para discutir rumos do turismo brasileiro

O encontro volta a acontecer fora do eixo Rio-São Paulo e promete ser itinerante.

Em 17/05/2018 Referência JCC, Alex Rodrigues ? Agência Brasil*

Começou ontem (16), em Fortaleza (CE), um dos mais tradicionais eventos da indústria hoteleira e do setor de turismo do país, o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel). Em sua 60ª edição, e após dez anos, o encontro volta a acontecer fora do eixo Rio-São Paulo e promete se tornar itinerante. Em 2019, Goiânia vai sediar a 61ª edição.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 4 mil participantes de todo o país para discutir a retomada do crescimento do setor hoteleiro, além de outros temas de interesse do setor, como competitividade, formas de financiamento, concorrência com serviços eletrônicos de hospedagem, além dos impactos das novas regras de acessibilidade e das mudanças na legislação trabalhista.

Entre os convidados estão os ministros do Turismo, Vinicius Lummertz, e do Trabalho, Helton Yomura; além do economista Marcelo Neri, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e especialistas do setor. Na tarde de sexta-feira (18), Yomura deve participar de uma mesa de debates sobre os impactos das novas leis do trabalho para a hotelaria.

Durante a abertura do congresso, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, destacou a oportunidade dos participantes debaterem os temas prioritários para a indústria do turismo, buscando soluções e apontando caminhos para aperfeiçoar o setor.

“Vivemos um momento delicado da história do país, quando escândalos movimentam o noticiário e assustam a sociedade. Muitos empreendedores estão retraídos, desanimados com a situação de insegurança que abala a política e repercute na economia, mas esta não é a postura que quem empreende deve adotar. Não é hora de retraimento”, incentivou Linhares, assegurando que os profissionais de todos os segmentos devem ter “plena consciência da responsabilidade como fator de desenvolvimento neste momento difícil da economia”.

À Agência Brasil, o presidente da Abih afirmou que o Poder Público vem fazendo sua parte, mas ainda é preciso mais investimentos para divulgar o Brasil no exterior. “A divulgação é um ponto muito importante e a Embratur precisa de mais recursos para este fim. Basta vermos o quanto destinam para isto outros países turísticos como México, Peru, Colômbia. Alguma coisa está errada”, pontuou Linhares.

Segundo a Abih, o setor hoteleiro responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos em todo o Brasil. Em nota divulgada hoje, o ministro Vinicius Lummertz reforçou a importância econômica e social de hotéis, pousadas, restaurantes, e outros estabelecimentos. “Pensar em estratégias para o setor hoteleiro é uma necessidade que visa a melhoria do turismo como um todo, uma vez que este é um segmento de extrema importância para a economia turística”.

Simultaneamente ao congresso, o Centro de Eventos do Ceará sedia também uma edição regional da Equipotel, feira de produtos voltados para os segmentos de hospedagem e gastronomia e que também ocorre pela primeira vez na Região Nordeste, inaugurando as versões regionais da exposição. Cem marcas de produtos estão em exposição na feira – cujo acesso é limitado aos participantes do Congresso.

Gerente da Equipotel, Camila Moretti assegura que a expectativa dos organizadores e expositores é grande. Não só em relação ao sucesso do evento, mas à retomada dos negócios no setor como um todo.

“[Em épocas de crise] O setor de hospitalidade costuma ser dos primeiros segmentos econômicos a cair e dos primeiros a se levantar. Organizando a edição paulista da feira, que acontecerá no segundo semestre, estamos sentindo que os negócios estão sendo retomados. Muitos dos expositores que estão aqui hoje também vão expor seus produtos em São Paulo”, disse Camila ao lembrar que o congresso e a feira também ajudam a movimentar os hotéis, bares e restaurantes da capital cearense, além de motivar os participantes a conhecerem as atrações turísticas de Fortaleza.

*O repórter viajou a convite dos organizadores do evento.

magem: Portal F11/Reprodução