VIAGENS & TURISMO

Setur e Sindicato dos Guias de Turismo do ES visitam Castelo

O objetivo foi oportunizar a atualização dos guias sobre os equipamentos turísticos da cidade.

Em 25/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Setur

O objetivo foi oportunizar a atualização dos guias sobre os equipamentos turísticos do município.

Atendendo à solicitação do Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo (Sindegtur-ES) e o Coletivo de Guias, a Secretaria de Turismo (Setur) realizou, nessa segunda-feira (23), visita técnica ao município de Castelo, na região turística Montanhas Capixabas. Na programação, o Parque Estadual do Forno Grande, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e a Gruta do Limoeiro. O objetivo foi oportunizar a atualização dos guias sobre os equipamentos turísticos do município.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destacou a importância destas atividades, principalmente, neste momento de retomada das atividades econômicas.

“Este trabalho de revisitar pontos turísticos, vivenciar os atrativos e ter informações atualizadas é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos guias, profissionais que atuam diretamente com os turistas”, destacou.

O prefeito do município, João Paulo Nalle, esteve com o grupo no horário do almoço e agradeceu a presença.

“Nossa cidade está aberta para vocês e contamos com a ajuda de todos para que, cada vez mais, nossos atrativos naturais, nossos produtos do agroturismo sejam motivação para mais passeios por aqui”, afirmou.   

O presidente do Sindicato dos Guias do Espírito Santo, Jorge Albuquerque, agradeceu o empenho da Setur em realizar a atividade.

“Esta atividade proporciona não só a capacitação dos guias, mas também é motivação para retomada do nosso trabalho depois deste tempo em que precisamos parar”, disse.

Já o líder do Coletivo de Guias do ES, Rogério Agripino, ressaltou que o grupo trabalha na formação dos guias.

“Estes momentos são fundamentais para qualificação de nosso trabalho e possibilita vivenciar e, assim, poder desenvolver nossa atividade com mais qualidade”, frisou. 

Pontos turísticos

O secretário de Turismo de Castelo, Giani Marcio de Oliveira Coradini, acompanhou a visita a cidade apresentando os atrativos ao grupo. Destacou o trabalho desenvolvido com destaque para qualificação, criação de rotas além do trabalho para reconhecimento dos produtos locais como o torresmo prensado e o pé de moleque de macadâmia. 

“Estamos muito honrados com a visita de vocês ao nosso município e temos certeza que esta ação terá um retorno muito bom para nossa cidade, que trabalha para a melhoria e qualificação do turismo local”, reforçou. 

Atrativos

O primeiro local a ser visitado foi o Parque Estadual Forno Grande, onde está localizado o segundo ponto mais alto do Estado: o Pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso granítico e cônico que pode ser avistado de grandes distâncias. A vegetação destaca-se pela presença de espécies endêmicas e pela formação florestal de altitude, muito rara no País. Sua fauna é formada por animais na lista de extinção, como a onça suçuarana e o gavião-pega-macaco.

O parque conta com Centro de Visitantes com exposição permanente de animais taxidermizados da fauna do Parque. Há também informações sobre a vegetação e histórico de criação da Unidade de Conservação. É neste local que os visitantes recebem orientações sobre a visita e podem conhecer um pouco sobre a história da onça pintada. O Centro de Visitantes conta com acessibilidade para cadeirantes, assim como banheiros e bebedouros. Há área de piquenique com mirante que tem vista para Pedra Azul, além das trilhas de acesso ao pico, que são realizadas mediante agendamento.

Na região central do município de Castelo o grupo visitou a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha que encanta por sua beleza e seus lindos vitrais. Aberta à visitação é parte do roteiro religioso da cidade. 

Gruta do Limoeiro

Na sequência, o grupo visitou a Gruta do Limoeiro considerada o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, com vestígios de presença humana datada de cinco mil anos. O acesso à Gruta é realizado em grupos de até 15 pessoas, mediante o pagamento de ingresso, que inclui equipamento de segurança e lanterna para que o turista conheça o espaço com o guia local.

Há um receptivo no espaço que conta com uma loja que comercializa produtos da agroindústria e artesanato, área de exposição sobre a gruta, sanitários e ainda há a possibilidade, mediante agendamento, de ser servido um café com produtos locais.

Parceria

Dentro do objetivo de qualificação dos guias a viagem foi realizada em parceria com a Vou de Squad, novo serviço de transporte da Viação Águia Branca, uma nova ferramenta que contribui com o trabalho dos guias. O serviço é uma solução logística que conecta os organizadores de eventos, empresas de transportes e clientes.

“Esta oportunidade de apresentar nosso serviço para vocês guias é muito especial. A opinião de vocês com certeza irá colaborar para nosso aperfeiçoamento”, comentou Rafael Wanderley, representante da empresa. 

Serviço:

Parque Estadual Forno Grande
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno
Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de
chegada. 
Agendamento para escalada: agendamentofornogrande@gmail.com
Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Informações: (28) 3542 1144

Gruta do Limoeiro: 
Atendimento: De terça a domingo
Horário: 9h às 16h
Informações: (28) 3542.8532 / 3542.6300
Agendamento de Grupos (28) 99986.1542. (As informações são da Setur)

Leia também:

Prefeitura de Aracruz realiza serviços em estradas indígenas
Casa do Cidadão e Ciac reabrem para exposição de produtos
Nesta quarta-feira (25), Viana comemora o Dia do Feirante
> ​Patrolamento melhora as ruas de vários bairros de Vila Velha
Vitória convoca mais 56 aprovados para atuar na educação
Prefeitura de Viana inicia plantio no projeto “Rota dos Ipês”
Academias populares de Vitória abrem vagas para população
Semana da Pessoa com Deficiência terá lives em Vila Velha
Prefeitura de Serra reforça as normas de segurança sanitária
Prefeitura de Linhares começa recolher embalagens no interior
Serra terá mais uma rodada de cursos gratuitos para servidores
Vila Velha encerra Conferência Municipal de Assistência Social
Prefeitura de Vila Velha vai urbanizar o bairro São Conrado
Serra abre 2.600 vagas para atualização do cadastro único
XII Conferência Municipal de Assistência Social de Vitória
“Cuidando de Você” será na segunda-feira (23) em Vila Velha
Vitória assina convênio e investe na recuperação de apenados
Prefeitura de Vitória vai lançar aplicativo para os taxistas
Mobilidade traça metas para melhorias cicloviárias em VV
Prefeitura lança o projeto “Conecta Viana” e o SEMMA Digital
Programa Vida Nova Cariacica oferece arte para pessoas de rua
Prefeitura conclui ginásio da Emef Maria Aparecida Lavagnoli
Prefeitura de Vitória retoma agenda online para consultas

TAGS:
DIA DO FEIRANTE | ARTESANATO | AGRÍCOLA | SERVIÇO SOCIAL | EDUCAÇÃO | DEFESA CIVIL | CIDADE | PROCON | SEGURANÇA