VIAGENS & TURISMO

Setur-ES assina convênio com o Ministério do Turismo

O objetivo é consolidar a gestão compartilhada nas dez Regiões Turísticas do ES.

Em 22/02/2018 Referência JCC, Manoela Zouain - SeTur/ES

A Secretaria de Estado de Turismo (SeTur) e o Ministério do Turismo (MTur) assinaram um convênio voltado para a gestão regional do turismo. O objetivo principal é consolidar a gestão compartilhada nas dez Regiões Turísticas do Espírito Santo, para que, assim, possam conquistar as condições necessárias para alcançar autonomia e sustentabilidade financeira.

O valor do convênio para Formação e Fortalecimento das Instâncias de Governança (IGRs) das Regiões Turísticas do Estado é de R$185.000,00 do Ministério com contrapartida de R$ 3.700,00 da Setur. Com o recurso, a Secretaria irá abrir uma licitação para contratação de uma consultoria, que vai auxiliar o órgão a executar o plano de trabalho do acordo.

As ações a serem executadas no convênio são: Elaboração do Plano de Trabalho contendo uma análise situacional das dez IGRs; Sensibilização e mobilização dos atores estratégicos; Capacitação das Instâncias de Governança de todas as Regiões Turísticas; e a versão final dos Planos Estratégicos de Fortalecimento das Instâncias.

Captação de recursos

Para a gerente de Gestão do Turismo da Setur, Carolina Fávero, a captação de recursos junto ao MTur dá continuidade ao trabalho para o desenvolvimento das regiões turísticas do estado. “Nos últimos três anos a Setur desenvolveu um trabalho focado na aproximação com os municípios e com as Regiões Turísticas, com o objetivo de capacitar os atores do turismo e de desenvolver o Programa de Regionalização do Turismo - PRT no ES”, explicou.

Ainda de acordo com Carolina, esse conjunto de ações contribui para sensibilizar os municípios capixabas quanto à importância da priorização do turismo. “Isso também ajuda a melhorar o entendimento de que o turismo pode ser uma expressiva atividade econômica para a cidade e que a melhor forma de desenvolvê-lo é trabalhando de forma regional”, conclui.

Conheça as 10 Regiões Turísticas do Espírito Santo:

Região Turística do Caparaó: São José do Calçado; Alegre; Jerônimo Monteiro; Guaçuí; Dores do Rio Preto; Divino de São Lourenço; Ibitirama; Iúna; Irupi; Ibatiba.

Região Turística da Costa e da Imigração: Anchieta; Piúma; Marataízes; Alfredo Chaves; Iconha.

Região Turística Doce Pontões Capixaba: Mantenópolis; Pancas; São Domingos do Norte; Gov. Lindenberg; Marilândia; Colatina; Baixo Guandu.

Região Turística Doce Terra Morena: Mucurici; Montanha.

Região Turística dos Imigrantes: Itaguaçu; São Roque do Canaã; João Neiva; Ibiraçu; Santa Teresa; Itarana; Santa Maria de Jetibá; Santa Leopoldina.

Região Turística Metropolitana: Vitória, Fundão; Serra; Vila Velha; Guarapari; Cariacica; Viana.

Região Turística Montanhas Capixabas: Laranja da Terra; Afonso Cláudio; Brejetuba; Conceição do Castelo; Castelo; Vargem Alta; Venda Nova do Imigrante; Domingos Martins; Marechal Floriano.

Região Turística Pedras, Pão e Mel: Boa Esperança; Vila Pavão; Nova Venécia; São Gabriel da Palha; Vila Valério.

Região Turística dos Vales e dos Cafés: Cachoeiro de Itapemirim; Muqui; Mimoso do Sul.

Região Turística do Verde e das Águas: Conceição da Barra; São Mateus; Linhares; Aracruz; Sooretama; Rio Bananal.

Foto: Embratur