VIAGENS & TURISMO

Setur participa do 29º Encontro de Interlocutores em Manaus

O objetivo é aprimorar a articulação com as 27 Unidades da Federação.

Em 11/05/2018 Referência JCC - Mtur (Foto: Secom ES)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participa, até esta sexta-feira (11), do 29º Encontro de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, Amazonas, e conta com a participação de representantes dos órgãos de Turismo de todas as unidades federativas do Brasil.

O objetivo é aprimorar a articulação com as 27 Unidades da Federação (UF’s) e promover o intercâmbio de atividades, como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização de municípios, a criação de conselhos municipais de Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais. 

De acordo com a gerente de Gestão do Turismo da Setur, Cássia Coppo, que participa do evento, por meio da troca de experiências entre as UF's e o Ministério do Turismo (Mtur), os interlocutores podem compartilhar seu conhecimento e compreender melhor as peculiaridades de cada território. Assim, podem contribuir com a equipe do Mtur no aprimoramento das diretrizes do PRT.

“O Estado do Espírito Santo acompanha, executa e participa ativamente das atividades do PRT desde o início, e tem enorme satisfação em poder contribuir mais uma vez para a continuidade desta importante política de gestão do turismo”, destacou Cássia.

O encontro é promovido em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur). Os resultados da reunião de Manaus vão guiar o desenvolvimento de ações no setor nos próximos dois anos. Um novo encontro entre o grupo e técnicos do Ministério ocorrerá no segundo semestre de 2018.

PRT - Como parte da política estratégica que baliza o desenvolvimento turístico do país, o Programa de Regionalização resulta de um processo de planejamento iniciado em 2003, com foco na gestão descentralizada. Lançado no ano de 2004, o PRT passou por uma avaliação participativa em âmbito nacional, o que possibilitou sua reformulação. No ano seguinte, novas diretrizes foram instituídas pela Portaria MTur nº 105, de 16 de maio de 2013.

As atividades realizadas demonstram o papel articulador e de apoio do MTur a estados, municípios e suas regiões turísticas, a partir da convergência de iniciativas essenciais à execução da Política Nacional de Turismo. Os eixos estruturantes do PRT incluem ainda empreendedorismo, infraestrutura, posicionamento de mercado, captação de investimentos, qualificação profissional e informação a visitantes.