CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Simpósio Internacional de Astronomia até sexta (14) em Vitória

O evento tem como tema "Luz Além da Lâmpada" e conta com apoio do Governo do Espírito Santo.

Em 11/08/2015 Referência JCC

A ONU declarou 2015 como o Ano Internacional da Luz, pela sua importância na compreensão do universo. As descobertas da astronomia, por exemplo, devem muito aos estudos sobre as características da luz. É neste contexto que o 1º Simpósio Internacional de Astronomia acontece no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, entre 11 e 14 de agosto. O evento tem como tema “Luz Além da Lâmpada” e conta com apoio do Governo do Espírito Santo.
 
A abertura do evento será nesta terça-feira (11), às 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE). A programação será repleta de palestras com profissionais da área, em âmbito nacional e internacional, além de debates, oficinas, exposições, mesa-redonda e observação solar e do céu noturno. O Simpósio Internacional de Astronomia é uma realização do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), dentro 2º Encontro de Astronomia do GOA (EAG).
 
O simpósio foi contemplado pelo edital de organização de eventos técnico-científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O encontro tem por finalidade divulgar a produção, atividades e inovações astronômicas desenvolvidas no Espírito Santo e estimular o crescimento e o interesse de professores pesquisadores, estudantes de diferentes áreas e do público em geral pela astronomia.
 
Programação
 
O evento vai contar com a participação do “astronomágico” francês Florian Gourgeot, que fará uma apresentação aberta ao público, às 11 horas desta quarta-feira (12), no Teatro Universitário. A pesquisadora do Observatório Espacial de Raios X Chandra, da NASA, Kimberly Arcand, e o pesquisador do La Silla Observatório, do Chile, Jorge Melnick, também estarão presente.
 
Além disso, exposições fotográficas e de meteoritos também serão abertas ao público e vão acontecer nas salas de aula do Centro de Ciências Exatas (CCE).
 
O coordenador do GOA, Márcio Malacarne, destacou a importância da realização do evento para o Estado. “Vamos ter o contato direto com pesquisadores dos maiores observatórios do mundo. E isso contribui bastante para desenvolvimento astronômico para Ufes e para o cenário capixaba”, afirmou.
 
A programação completa dos eventos está disponível no endereço eletrônico www.astro.ufes.br/siag2015.
 
Serviço:
1º Simpósio Internacional de Astronomia do GOA
2º Encontro de Astronomia do GOA
Data: 11 a 14 de agosto de 2015
Local: Auditório do CCE (Centro de Ciências Econômicas), Campus Goiabeiras
Endereço: Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória/ES
 
Fonte:Secom ES