TEMAS GERAIS

Sinais de cultura tóxica para ficar atento durante a entrevista

O processo nos oferece uma oportunidade inestimável de avaliar a empresa também.

Em 19/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Thinkstock/Thinkstock

Embora normalmente pensemos na entrevista com foco na avaliação do candidato, o processo oferece uma oportunidade inestimável de avaliar a empresa também.

Vamos admitir: uma entrevista de emprego tem tudo a ver com vendas. O candidato está “vendendo” suas habilidades e talentos. O entrevistador está “vendendo” sua organização como um ótimo lugar para trabalhar. Mas nenhum local de trabalho é perfeito e, cada vez mais, os candidatos estão procurando o melhor ajuste cultural.

O desafio, porém, é descobrir a verdade sobre a cultura do local de trabalho antes de aceitar uma vaga.

Sites de avaliação poderosos, como o Glassdoor, desenvolveram modelos de negócios inteiros para ajudar os candidatos a fazer exatamente isso, mas talvez os candidatos possam desempenhar um papel mais ativo em descobrir a verdadeira identidade cultural da empresa, em vez de deixá-la exclusivamente para fontes externas ou para o tempo.

Embora normalmente pensemos na entrevista com foco na avaliação do candidato, o processo oferece uma oportunidade inestimável de avaliar a empresa também, e os candidatos preocupados em simplesmente impressionar o entrevistador, o fazem por sua conta e risco.

Parte de realmente valorizar seu valor e talento é reservar um tempo para examinar minuciosamente a organização e sua cultura, e um barômetro eficaz para fazer exatamente isso é avaliar como eles são durante o processo seletivo.

Em particular, ao fazer uma entrevista para uma nova organização, fique atento a estes cinco sinais de alerta críticos sobre a cultura corporativa de uma empresa.

Desrespeito do seu tempo

Infelizmente, não é incomum que recrutadores ou gerentes mantenham um candidato em sua sala pessoal do Zoom (ou fora do escritório de alguém) bem depois do horário de início da entrevista ou tagarelando sem parar, empurrando a entrevista para além do horário de término programado, sem qualquer reconhecimento respeitoso do tempo excedente.

Em vez de ignorar reflexivamente esse tipo de comportamento, observe cuidadosamente como essa pessoa está valorizando seu tempo. Certamente, a vida acontece com todos nós, mas não custa nada pedir desculpas se eles não conseguem cumprir o cronograma que eles mesmos estabeleceram.

O mais importante é a atitude. Se for desdenhoso, isso é preocupante, pois sugere que seu tempo não é valorizado.

Exigir entrevistas extensas ou consultoria gratuita

Se uma empresa precisa passar por ciclos intermináveis ​​de entrevistas para avaliar sua adequação a uma função, há algo errado com seus processos de tomada de decisão (e só isso deve ser motivo de preocupação). Talvez ainda mais preocupantes sejam as situações em que as empresas parecem estar usando as entrevistas como oportunidades para obter consultoria gratuita.

Sim, é perfeitamente razoável fazer perguntas do tipo entrevista comportamental como “Como você lidaria com um subordinado direto que sempre chega atrasado às reuniões com clientes, mas produz um trabalho de alto nível?”. No entanto, não é aceitável pedir que você os ajude a debater ideias sobre como otimizar o processo de logística ou solicitar seu feedback sobre os esforços de redesenho de marca propostos. E se eles sugerirem fornecer a você uma planilha de análise competitiva para fazer como lição de casa “para avaliar melhor seu nível de adequação à função”, corra na direção oposta.

Falta de transparência, principalmente sobre remuneração

A transparência é uma área em que as empresas tendem a falar bem, mas muitas vezes não cumprem o que falam. Muitas empresas defendem a transparência como um valor fundamental – até que lhes perguntem algo que não desejam divulgar, não importa o quão relevante ou positivo seja. O exemplo mais óbvio é o pagamento.

O tema é o elefante na sala durante suas conversas, como se você devesse se sentir envergonhado por se importar com o salário? Eles compartilham proativamente a taxa de pagamento ou faixa salarial, explicando claramente os benefícios ou regalias relevantes ou eles ignoram completamente o tópico? Eles se irritam quando você levanta o assunto, fornecem uma resposta sem resposta ou mudam de assunto?

S. Anne Marie Archer se descreve como uma advogada em recuperação e executiva de RH que ensina os funcionários a sair voluntariamente de ambientes de trabalho hostis e discriminatórios em seus próprios termos. Ela aconselha os candidatos a ficarem atentos quando “as perguntas sobre salário e a possibilidade de promoção e prêmios de bônus deixarem o entrevistador visivelmente desconfortável, ou se eles se esquivam ou evitam dar uma resposta direta”. Ela adverte: “Se o entrevistador ou recrutador não conseguir articular claramente o processo de promoção e progressão de carreira na organização, isso é um sinal de alerta”.

Um trabalho é basicamente uma troca de mão dupla – talento por remuneração – e não há razão para que o processo de entrevista se concentre quase exclusivamente no que eles estão recebendo e ignore completamente o que eles estão dando na troca. Se eles tratarem suas questões de remuneração como um jogo no pátio da escola, não espere nenhuma transparência real depois de se inscrever.

Conversa e comportamento de baixa energia

Um grande barômetro da cultura corporativa é o moral dos funcionários, portanto, observe se o entrevistador, os gerentes ou outras pessoas com quem você entra em contato durante a entrevista de emprego parecem otimistas, descansados e animados com seu trabalho ou estressados, sobrecarregados e ansiosos.

Embora não possamos saber honestamente como alguém se sente sobre seu ambiente de trabalho (a menos que perguntemos, o que não é uma má ideia), observar e anotar seu comportamento, nível de energia e disposição geral pode fornecer informações valiosas. Se eles parecem perfeitamente agradáveis, mas não verdadeiramente inspirados ao falar sobre metas, prioridades e iniciativas corporativas, você pode querer se perguntar se ficaria satisfeito em ter a mesma energia em seu trabalho. Certamente, o comportamento de uma pessoa pode não ser uma representação precisa do tom da organização como um todo, então anote as tendências ou padrões ao se envolver com pessoas diferentes e tenha em mente que é perfeitamente natural ficar animado (quase visceralmente) quando estamos falando de algo que é uma verdadeira área de paixão e emoção.

Desconforto com DEI

Em 2023, toda empresa deve esperar discutir ativamente DEI (diversidade, equidade e inclusão) – o que isso significa para a organização, como isso aparece nas prioridades e iniciativas corporativas e quais são seus objetivos específicos. Se as perguntas sobre o DEI forem recebidas com silêncio constrangedor ou banalidades visivelmente vagas, isso é motivo de grande preocupação, principalmente para candidatos de comunidades historicamente marginalizadas.

Archer adverte os candidatos a serem cautelosos se “perguntas sobre DEI e inclusão ativa e intencional em sua organização deixarem o entrevistador visivelmente desconfortável. Se o entrevistador ou recrutador se esquivar ou deixar de dar uma resposta direta sobre o programa DEI e não puder fornecer métricas concretas para apoiar as declarações que faz sobre o DEI, isso é um sinal de alerta”. Ela também adverte os candidatos a tomarem cuidado com “organizações que falam sobre DEI em termos puramente aspiracionais e cujos programas de DEI estão no RH”.

Embora seja importante observar ativamente essas possíveis bandeiras vermelhas ao longo do processo de entrevista, não há substituto para perguntar diretamente sobre a cultura corporativa também. Lembre-se de que o entrevistador provavelmente pintará um quadro mais favorável e generoso da cultura da empresa, por isso é arriscado, na melhor das hipóteses, aceitar isso de cara.

Faça um favor a si mesmo e fique atento aos sinais de alerta que podem aparecer, fornecendo uma visão muito mais autêntica sobre culturas potencialmente disfuncionais ou tóxicas. Lembre-se de que, em muitos aspectos, a fase da entrevista é o período da lua de mel. (Por Dana Brownlee, via Forbes, Traduzido por Patrícia Junqueira)

Leia também:

Leilão da Seger oferta veículos e sucatas de materiais diversos
Em dois meses, fogo na Terra Indígena Yanomami cai 62%
Embalagens ocultam parte dos aditivos em alimentos no Brasil
Idec faz alerta para cuidados com vazamentos de dados
Bolsonaro pede que TCU fique com joias até decisão final
Brasil e Alemanha reiteram parceria na transição energética
Mantenha uma distância saudável destes 3 tipos de personalidade
Rio tem em 2022 maior número de feminicídios em seis anos 
Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital
PMV: Procon orienta consumidores a aproveitarem o mutirão 

TAGS:
CULTURA | ENTREVISTA | COMPORTAMENTO | DICAS | SINAIS