NEGÓCIOS

Sindiplast-ES estuda implantação de indicadores setoriais

Sistema permite que as indústrias de transformação do plástico possam medir indicadores.

Em 05/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto; Divulgação/Sindiplast-ES

Segundo o superintendente do Sindiplast-ES, Gilmar Nogueira, o início do diálogo com a SK Consultoria foi provocado pelo presidente da entidade, Jackely Maifredo.

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o SIS – Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais, o Sindiplast-ES participou, na última quarta-feira, dia 3, de uma reunião online com SK Consultoria, responsável pela implantação da ferramenta no Rio Grande do Sul. O sistema permite que as indústrias de transformação do plástico tenham a oportunidade de medir e controlar uma série de indicadores de desempenho e de compará-los com as médias do setor do plástico local.

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) utiliza o sistema há quatro anos, com resultados positivos, o que fez com que a entidade capixaba iniciasse os estudos para trazer a ferramenta para o mercado do Espírito Santo. Por ele, é possível avaliar indicadores como rotatividade, absenteísmo, número de horas de treinamentos, taxa de acidentes, grau de satisfação dos clientes, percentual de participação de novos produtos e percentual de perda.

Início do diálogo

Segundo o superintendente do Sindiplast-ES, Gilmar Nogueira, o início do diálogo com a SK Consultoria foi provocado pelo presidente da entidade, Jackely Maifredo.

“Fizemos um contato e agendamos uma reunião para conhecer melhor a ferramenta. Agora, estamos avaliando a viabilidade da implantação, com a possibilidade, inclusive, de usarmos o sistema que já está ativo do próprio Sinplast, o que reduziria os custos”, afirma.

Ele destacou a sinergia existente entre os dois sindicatos como um facilitador para a implantação do SIS no Espírito Santo.

“Avançando com a proposta, vamos focar nas questões técnicas e de segurança dos dados. Ter informações reais sobre a atuação do setor do plástico no Espírito Santo vai nortear as nossas ações e dar instrumentos para a tomada de decisões nas empresas. Ainda são poucos os estados que têm acesso a indicadores tão importantes”, pontua Gilmar Nogueira.

Gestão eficiente

A sócia-fundadora da SK Consultoria, Lenara Araújo da Silva, ressalta que para uma gestão eficiente é necessário conhecer os resultados e a performance da empresa. E, que, para saber se o negócio vai bem ou não, olhar para o mercado é fundamental.

“É exatamente isso o que o sistema oferece. À medida que a empresa conhece os próprios números tem a chance de analisá-los em relação a um referencial”, explica.

De acordo com Lenara, os indicadores do Sinplast foram definidos com a participação das empresas, assim como as fórmulas usadas.

“Todos os meses as empresas atualizam os seus dados na ferramenta. O sigilo é garantido e as informações não passam pelo sindicato, vão direto para a ferramenta e só nós da consultoria temos acesso”, garante.  (Com informações da AsImp/Sindiplast-ES