TEMAS GERAIS

SMU inicia campanha de crowdfunding para Pink Farms

A captação será utilizada para a expansão de área produtiva como morango e tomate.

Em 21/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/TV Brasil - Agência Brasil

Agtech vai usar os recursos para ampliar a sua capacidade produtiva e fortalecer a marca, aumentando a diversidade de hortaliças em seu portfólio

A Pink Farms, fundada em 2017, é a primeira e maior fazenda urbana vertical da América Latina. Agora ela inicia nova rodada de captação com a SMU, uma das principais plataformas de crowdfunding de investimentos do país. A campanha terá a duração de 30 dias e busca atingir uma meta de R$ 4 milhões. 

A captação será utilizada para a expansão de área produtiva, investimento de P&D para desenvolvimento de novas culturas, como morango, tomate, cogumelos, entre outros, investimento em marketing e fortalecimento do time comercial, e, também, para ampliar o time de engenharia para projetos de fazendas maiores, com possibilidade de escalabilidade para todo o país. Além disso, destaca-se a criação de uma loja conceito com perfil inédito de consumo table-to-farm, em que a produção é consumida no próprio local de cultivo.

A Pink Farms surgiu a partir de uma necessidade dos próprios fundadores de encontrar legumes e verduras de qualidade e, também, com a missão de revolucionar a cadeia produtiva por meio da tecnologia e processos sustentáveis.

Engajada e atenta aos novos modelos de comportamento e consumo, a Pink Farms está comprometida em construir fazendas que trazem uma série de vantagens em relação ao cultivo tradicional, entre elas a plantação dentro de ambientes urbanos com produtividade por área ultrapassando 100 vezes mais do que no campo, sem uso de agrotóxicos e redução da utilização de recursos naturais, como a água, em 95%. 

“Ao olharmos o mercado e a cadeia produtiva de hortaliças no Brasil, tivemos surpresas bastante negativas, principalmente por sua baixa eficiência, com perdas pós-colheita que chegam a 40%. Temos como propósito trazer o futuro do cultivo para o presente, transformando a decisão de compra dos clientes para um futuro melhor e mais saudável”, explica Geraldo Maia, Founder e CEO da Pink Farms.

O nome da empresa é uma homenagem à iluminação que fica com aspecto cor de rosa e que proporciona a condição ideal para o cultivo das plantas. Os vegetais não conhecem a palavra sazonalidade, já que um sistema de automação controla todas as variáveis de plantio, independe de clima e época do ano. Com um ambiente totalmente limpo e controlado, aplicam-se técnicas de hidroponia, um tipo de cultura sem solo. 

Ao adentrar o galpão de 750m2, em São Paulo, a visão é surpreendente: grandes salas hermeticamente fechadas, com estruturas que abrigam diversos tipos de folhagens, como alfaces e microgreens - vegetais em tamanho pequeno, colhidos em até 10 dias após o plantio, e considerados superfoods, alimentos de alto teor nutricional que trazem benefícios adicionais à saúde. 

Tanta inovação fez com que a startup, em pouco tempo de existência, recebesse aporte de R$ 4 milhões da SP Ventures, Capital Lab, Grão VC e de alguns investidores anjo de renome no mercado brasileiro.

Para Rodrigo Carneiro, CEO da SMU, ter a Pink Farms no portfólio da plataforma é um grande diferencial e é uma oportunidade de investir em uma das empresas brasileiras mais inovadoras da atualidade, como é a Pink Farms.

“Estamos bastante otimistas com essa captação e esperamos atingir 100% da meta em poucos dias”, afirma Rodrigo.

Para mais informações sobre a campanha, acesse: https://www.startmeup.com.br/ (Por Mirella Miranda - VCRP  Brasil)