CULTURA

São Mateus celebra o Dia da Consciência Negra no Sítio Porto

A capital do Espírito Santo será simbolicamente transferida de Vitória para São Mateus.

Em 19/11/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Jornal Página 3

A Secretaria Municipal de Cultura vai realizar uma programação com a presença de diversas autoridades. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (20), na Casa da Cultura

Na próxima sexta-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, em comemoração à data, a capital do Espírito Santo será simbolicamente transferida de Vitória para São Mateus, em uma solenidade especial.

A Secretaria Municipal de Cultura vai realizar uma programação com a presença de diversas autoridades. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (20), na Casa da Cultura, no Sítio Histórico Porto, a partir das 8h30.

Seguindo os protocolos de segurança, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para evitar a propagação do Coronavírus, é importante manter o distanciamento e fazer uso obrigatório de máscara.

Programação

8:30 - Café Tradicional 

8:30 às 18:30 - Exposição de Produtos/ Artesanato / Oficina de Turbantes 

9:00 - Solenidade de Transferência Simbólica da Capital para o município de São Mateus, com a presença de autoridades. 

10:30 – Composição de Mesa com o tema: Mulheres Quilombolas e suas Trajetórias na Educação e no Empoderamento dos Quilombos. Com as palestrantes: Olindina Serafim Nascimento, Mestre em Educação - UFES, Doutoranda em Educação - UFF/RJ, membro do GT de Educação Quilombola do Sapê do Norte, do Núcleo Estadual de Mulheres Negras e do Fórum de Mulheres do ES, e Selma Dealdina - Quilombola e Ativista.

12:00 - Pausa para almoço

13:30 - Empreendedorismo Afro – com Luana Correia

Composição da Mesa com o tema: Empreendedorismo Afro, com a palestrante Luana Correia - Empodera Afro.

15:00 - Composição da Mesa com o tema:  Vidas Negras Importam. Com o Professor Dr. Carlos Luis Pereira – Pós-doutorado no PPGEEB - CEUNES-UFES, Prof. UNEB-BA.

16:00 - Lançamento de Livros (Na Secretaria Municipal de Educação)

“O Caminho do Quilombo: Histórias não contadas na Educação Escolar” – Olindina Cirilo Nascimento Serafim.

“O Reconhecimento e a Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial nas Aulas de História” – Marília Alves Chaves Silveira.

17:00 - Exposição Fotográfica 

18:30 - Encerramento  (Com informações da Prefeitura de São Mateus)