SAÚDE

Sorocaba coloca ônibus equipados com proteção antiviral

Os ônibus antivirais são certificados pelas áreas e agências técnicas do governo do Estado.

Em 26/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

A solução foi desenvolvida pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, em parceria com a Rhodia, empresa do Grupo Solvay.

Desde às 4h30 de hoje, 26, quatro ônibus equipados com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a Covid-19, estão em operação em Sorocaba. São os primeiros veículos do transporte público de toda a região a contar com essa tecnologia avançada, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, em parceria de teste com a ChromaLíquido Soluções Tecnológicas. As linhas que receberam os ônibus antivirais são a 81 – Carandá, 73 – Júlio de Mesquita, 53 – Éden e 82 – São Bento. Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos foram revestidos com o tecido, que assegura a proteção antiviral e antibacteriana.

“Trata-se de uma parceria com a iniciativa privada, sem custo algum ao município. É mais um passo na guerra contra o coronavírus. A intenção é equipar mais ônibus da frota com essa tecnologia inovadora”, diz o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. “É uma proteção adicional à saúde e à vida. Todos os ônibus, diariamente, já passam por uma completa descontaminação quando saem das garagens. O revestimento superavançado garantirá ainda mais confiabilidade ao transporte público”, acrescenta o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Os ônibus antivirais são certificados pelas áreas e agências técnicas do governo do Estado, incluindo a Unicamp e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que testaram a resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral. Produzidos pela ChromaLíquido, com o fio Amni®️ Virus-Bac OFF, da Rhodia, os tecidos e soluções são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público.

“Com a tecnologia, aumentamos a segurança para o passageiro, ajudando a controlar a disseminação do coronavírus, diminuindo chances de contaminação cruzada”, enfatiza Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido. A contaminação cruzada ocorre quando a pessoa infectada com o vírus coloca a mão em uma superfície e, em seguida, outra toca no mesmo local, correndo o risco de contrair a doença. “Além de Sorocaba, a solução antiviral e antibacteriana está em operação em Osasco (SP), Florianópolis (SC) e em uma frota de ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP, que circulam na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo”, enfatiza Bastos.

Forma de atuação

A solução foi desenvolvida pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, em parceria com a Rhodia, empresa do Grupo Solvay. O aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície. Além disso, os aditivos conseguem inativar em 99,99% o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em até 1 minuto. (Com informações Grupo Printer)