CENÁRIO EMPREENDEDOR

Sorriso: O cartão de visitas.

Um sorriso sincero é uma forma de dizer muito mais do que expressar com palavras.

Em 28/05/2015 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

O sorriso verdadeiro é a chave que abre portas permitindo o acesso a um extraordinário universo de grandes e valiosas oportunidades. Um sorriso sincero é uma forma de dizer muito mais do que expressar com palavras. "É o "cartão de visitas".
Não seria por isso que as pessoas gostam tanto de cachorros? Eles ficam tão felizes de nos ver que praticamente pulam em cima de nós! E o sorriso de um bebê? Nossa! O efeito é muito maior.
O poder do sorriso é gigantesco, e saber sorrir é algo muito importante. Antoine de Saint-Exupéry diz: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta quer dizer que nós também somos pessoa para ele ou ela".
O Gerente de uma loja de departamentos em Nova Iorque disse que prefere dar emprego a um vendedor com segundo grau incompleto com um sorriso simpático, do que a um Ph.D em administração de empresas com “cara fechada", o que já caracteriza uma enorme dificuldade em se relacionar com outras pessoas”.
Certamente por isso, as empresas de telefonia sugerem que o colaborador sorria quando fala ao telefone. O seu sorriso transparece na sua voz. Temos que manifestar a satisfação em conhecer  e conversar com pessoas, se queremos que elas sintam o mesmo em relação a nós.

Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo. Qual tipo de sorriso que você empregador, você colaborador, está disposto a compartilhar?
Já experimentou olhar no espelho e dar um sorriso para si mesmo? Comece o dia sorrindo para si mesmo e depois para as pessoas. No mínimo, alguém devolverá esse gesto de maneira sincera e o seu dia será muito mais feliz e produtivo.
Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.