CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Start-Up Brasil divulga empresas inovadoras do País nos EUA.

Brasileiros apresentam projetos de startups nacionais para investidores estrangeiros.

Em 11/12/2015 Referência JCC

O segundo Demo Day do programa Start-Up Brasil, o Programa Nacional de Aceleração de Startups, foi realizado nesta quinta-feira (10) na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. O evento reuniu dez empresas, sendo oito do Start-Up Brasil e duas convidadas do Programa InovAtiva, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).  

Os investidores tiveram a oportunidade de conhecer as companhias brasileiras que passaram pelo processo de aceleração e os empresários nacionais. De soluções para empresas ou para animais de estimação, até plataforma para mulheres ou inovação dentro da aviação, foram diversos os setores representados no evento.

A ação é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

"O ecossistema empreendedor brasileiro está em um momento realmente vibrante e o Start-Up Brasil é um exemplo disso. Startups de nossas turmas já levantaram aportes externos ao programa que representam o dobro do capital investido pelo governo, o que significa que, para cada R$ 1 investido nas empresas pelo governo, R$ 2 foram levantados com investidores privados, anjos e outras iniciativas", ressalta o vice-presidente de operações da Softex, Diônes Lima.

Atualmente, o mercado brasileiro de empresas de base tecnológica representa 53% de todos os negócios de capital de risco feitos na América Latina, segundo Lima.

"Estas empresas representam a tecnologia de ponta e inovação que o Brasil pode produzir. Estamos orgulhosos em apresentá-las para o cenário internacional para que possam ganhar reconhecimento e dólares de investidores de primeira linha do Vale do Silício", comenta o coordenador-geral de Software e Serviços do MCTI, José Dieguez.

Start-Up Brasil

O Programa Nacional de Aceleração de Startups apoia empresas nascentes de base tecnológica, as chamadas startups. O programa tem parcerias com a Apex-Brasil, para seleção de startups internacionais e espaço físico no Vale do Silício, na Califórnia, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) para seleção de startups nacionais.

O programa funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos, com duas rodadas semestrais. Durante o ano, as empresas selecionadas participam de eventos, recebem acompanhamento e têm a possibilidade de participar do Demo Day nacional ou internacional.

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia