ECONOMIA CAPIXABA

Startups e empresas inovadoras contam suas experiências

O evento Café com Inovação, realizado de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira.

Em 31/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Helio Filho-Secom/ES

“Chegou a hora do Espírito Santo dar um salto em empresas de base tecnológica", disse o govenador Renato Casagrande..

Seis empresas capixabas contaram suas experiências na busca por investimentos, nesta segunda-feira (31), durante o evento “Café com Inovação”, realizado de forma híbrida. O governador Renato Casagrande recebeu os empresários da Lume Robotics, Aratu, Olho do Dono/Mogai Tecnologia, Onegrid Sistemas e Aevo Tecnologia da Informação para uma conversa. As empresas receberam investimentos de Fundos dos quais o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é cotista.

“Chegou a hora do Espírito Santo dar um salto em empresas de base tecnológica. Por isso é importante a permanência do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, o Funcitec. Além disso, o nosso governo está investindo em inovação. Recentemente divulgamos o resultado do Pitch Gov.ES, tiramos o papel do dia a dia das Secretarias do Governo do Estado e estamos levando fibra ótica para todo o Estado. Consolidamos ainda o nosso Fundo Soberano. Espero que as empresas de base tecnológica procurem para que possamos nos associar e fazer crescer”, afirmou o governador.

Durante o encontro, as empresas capixabas fizeram uma rápida apresentação sobre seus modelos de negócio. A conversa faz parte de um encontro para mostrar o apoio à inovação que o banco capixaba vem empreendendo nos últimos anos. As seis empresas, de base tecnológica e alto potencial de crescimento, receberam aportes financeiro e de gestão dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs) estratégicos para o desenvolvimento econômico capixaba.

Ambiente favorável

De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o banco atua como facilitador no ambiente de inovação capixaba, oferecendo alternativas de investimentos que vão desde o crédito tradicional até essas modalidades. “A capacidade de inovar aplicada aos negócios exige que empreendedores saiam da sua zona de conforto, aproveitem as oportunidades e criem novas tendências e soluções que sejam capazes de tornar seus planos e projetos mais promissores. Estamos de portas abertas para orientar startups e empresas com alto nível de especialização para desenvolver negócios promissores e que beneficiem a economia capixaba”, explicou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou a importância do Espírito Santo possuir um investimento perene em Ciência, Tecnologia e Inovação:

"Acreditamos fortemente que não existe desenvolvimento sem inovação, seja nos segmentos da economia tradicional, seja na economia de base tecnológica. A própria existência do nosso Banco Estadual de Desenvolvimento, o Bandes, promovendo linhas de crédito voltadas a este segmento, além dos fundos de Ciência e Tecnologia, com a Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcite/MCI) e o Fundo Soberano demonstram o comprometimento do governo Renato Casagrande no fomento à inovação e, por consequência, na geração de novos negócios." (Com informações da Ascom/Governo do ES)

Leia também:

Economista sugere política para aumentar produção industrial
Empresa busca apoio do Fundo de Proteção ao Emprego
Fundo Soberano do ES abre edital para gestoras de fundos
Sefaz cria canal direto para parcelar débitos de IPVA e ITCMD
Prazo para atualizar cadastro no Compete-ES vai até dia 30
Banestes assinou convênio de cooperação com o CRM-ES
ES conquista IG de Indicação de Procedência para Café Conilon
Indústria de calçados Usaflex terá CD no município de Serra
Rio Bananal realiza 1º concurso de qualidade de café conilon
Recursos do FPE já são liberados para empresas capixabas
Governo do Espírito Santo promoverá Rodada de Negócios

TAGS:
EMPREGO | PIB | ECONOMIA | FUNDO | PEQUENOS | PRODUÇÃO | INDUSTRIA | PRÉ-SAL | SELIC