ESPORTE NACIONAL

Stefani e Matos salvam match point e vão à final do Australian Open

Brasileiros vencem de virada parceria anfitriã para avançar à decisão de duplas mistas.

Em 25/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Instagram

A única dupla 100% brasileira a chegar a uma final de Grand Slam foi Cássio Mota e Cláudia Monteiro.

O Brasil está na final de duplas mistas do Australian Open. Nesta quarta-feira, Luisa Stefani e Rafael Matos salvaram um match point no set tie-break para vencer de virada os australianos Olivia Gadecki e Marc Polmans em Melbourne - parciais de 4/6, 6/4 e 11/9. Coube à medalhista olímpica, que salvou seis match points para ir ao pódio de Tóquio, selar a vitória com um lindo winner de devolução. Vai ser a primeira vez dos dois brasileiros em uma decisão de Grand Slam.

Na briga pela taça em Melbourne, Luisa e Rafael vão encarar os experientes indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna. Caso vença, a dupla vai ser a primeira parceria 100% brasileira a se tornar campeã de um Grand Slam.

A única dupla 100% brasileira a chegar a uma final de Grand Slam foi Cássio Mota e Cláudia Monteiro, vice-campeões de Roland Garros em 1982. Os tenistas brasileiros só foram campeões com parceiros estrangeiros. Maria Esther Bueno, Bruno Soares, Marcelo Melo e Thomaz Koch já ergueram taças de Grand Slam. Luisa e Rafael querem entrar para esse hall de campeões.

Os brasileiros estão invictos neste início de temporada. A vitória sobre os australianos nesta quarta foi a sexta em seis jogos. Além do Australian Open, Luisa e Rafael formaram dupla na United Cup, nova competição de seleções, em que superaram parcerias da Itália e da Noruega.

O jogo

Luisa e Rafael começaram muito bem a partida, firmes no saque e quebrando o serviço dos australianos no terceiro game, chegando a abrir 3/1. Olivia Gadecki demorou para entrar no jogo, mas Marc Polmans fez a diferença para os anfitriões, que cresceram e quebraram o serviço de Luisa no sexto game. Os australianos voltaram a vencer no saque da brasileira para fechar o primeiro set: 6/4.

Os brasileiros aos poucos se recuperaram e conseguiram quebrar o serviço de Gadecki no sétimo game com boas devoluções de Rafael e bom trabalho de Luisa na rede. Os brasileiros não deram mais chances de quebras, e Rafael sacou bem para fechar a parcial em 6/4.

O equilíbrio deu o tom do set tie-break. Por três vezes os australianos conseguiram um mini-break, mas os brasileiros sempre respondiam na mesma moeda. Polmans foi para o saque com 8/7 de vantagem, cometeu uma dupla falta que recolocou o Brasil no jogo. O australiano cumpriu seu serviço seguinte para ter o primeiro match point do jogo (9/8). Só que os brasileiros cresceram no fim. Com Luisa muito bem na rede, Rafael confirmou seus serviços para virar e dar o match point ao Brasil (10/9). Aí a medalhista olímpica encaixou uma linda bola vencedora na devolução do saque de Gadecki, selando a vitória e a vaga na final: 11/9. (Por Redação do GE — Melbourne, EUA)

Leia também:

Programação com atividades orientadas segue em Cachoeiro
Domingo de altas temperaturas na Arena de Verão em Vitória
Alunos do ES se classificam para o Brasileiro de Atletismo
Campeonato Altinha das Comunidades acontece em Vitória
Aulas gratuitas de frescobol e futebol de travinha em Linhares
Manguinhos recebe a 2ª edição do festival ginga de verão
Kleber Andrade recebe jogo entre Rio Branco e Porto Vitória
ES vai representar o Brasil no Sul-Americano de Atletismo
Linhares abre inscrições para o Torneio do Trabalhador
Juliétty Tesch disputa Campeonato Brasileiro de Vela no RJ

TAGS: 
AUSTRALIAN OPEN | STEFANI | MATOS | TENIS | MATCH PONT