TEMAS GERAIS

STF determina celeridade do processo penal por Brumadinho

Weber determinou que à JF/MG dê andamento imediato ao processo penal que apura crimes.

Em 19/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O colapso da estrutura, que completará quatro anos em 25 de janeiro, despejou uma onda gigante de lama, causando a morte de 270 pessoas, grande parte de funcionários da própria Vale.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, determinou que à Justiça Federal de Minas Gerais dê andamento imediato ao processo penal que apura os responsáveis por crimes no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG), devido ao risco de prescrição, publicou o tribunal em nota nesta quarta-feira (18).

O colapso da estrutura, que completará quatro anos em 25 de janeiro, despejou uma onda gigante de lama, causando a morte de 270 pessoas, grande parte de funcionários da própria companhia, além de atingir comunidades, florestas e rios da região. Três pessoas seguem desaparecidas.

Competência

A Segunda Turma do STF decidiu na segunda-feira (16), que a competência no caso era da Justiça Federal, atendendo recurso contra a decisão do relator, ministro Edson Fachin, que havia reconhecido a competência da justiça estadual.

“Como havia o risco da prescrição em abstrato dos crimes ambientais, familiares das vítimas pediram o imediato cumprimento da decisão do Supremo”, disse a nota.

A ministra Rosa Weber destacou que a Segunda Turma invalidou os atos decisórios praticados pela Justiça estadual, entre eles o ato de recebimento da denúncia.

“Como consequência, havia risco iminente de prescrição de todos os delitos imputados na denúncia cuja pena máxima não exceda a dois anos, considerando que os fatos foram consumados em 25 de janeiro de 2019. Nesses casos, o prazo prescricional é de quatro anos”, afirmou.

A ministra atuou com base em atribuição prevista no regimento interno do STF, que confere a competência à Presidência da Corte para decidir questões urgentes nos períodos de recesso ou de férias. (Por Marta Nogueira - REUTERS)

Leia também:

Procon-ES faz um alerta quanto às armadilhas do Verão
Senacon: Ministério da Justiça notifica Lojas Americanas
Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
Supremo confirma decisão sobre proteção de vias e prédios públicos
Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação
Nível do Rio Doce atinge 4,90m e famílias vão para abrigo
OEA manifesta apoio ao governo e repudia ataques golpistas
Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes

TAGS:
JF/MG | BRUMADINHO | VALE | CRIMES | TRAGÉDIA | MORTES | STF