ESPORTE INTERNACIONAL

Sul-Americano de Cross Country reúne atletas de 8 países

O percurso será montado no condomínio Alphaville Jacuhy, na rodovia do Contorno, Serra.

Em 24/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Pan-Americano e Sul-Americano serão disputadas simultaneamente, com pódios separados, no domingo (27), na cidade de Serra, no Espírito Santo. Ao todo, a participação de amadores adultos, crianças e jovens, 378 corredores são esperados.

Os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, que serão disputados no próximo domingo (27), na cidade de Serra, no Espírito Santo, serão a primeira disputa internacional importante que o Brasil volta a receber depois de seis anos, por empenho da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O percurso será montado no Condomínio Alphaville Jacuhy - Rodovia do Contorno, Km 278 (BR 101) e a prova, das 7 às 12 horas, terá transmissão ao vivo pelo YouTube da CBAt. 

E da mesma forma que foi a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, realizada no dia 13 de março, a competição também será uma festa do atletismo com a presença de corredores de elite, do Brasil e estrangeiros, corredores amadores e crianças e jovens. 

No total, 371 participantes estarão no evento. As competições internacionais receberam a inscrição de 98 atletas do Brasil, Canadá, México, Peru, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Os inscritos para brigar pelos títulos internacionais – 36 são brasileiros –, terão a definição de pódios diferentes entre a América do Sul e da região Pan-Americana. A competição reunirá também 60 atletas avulsos na categoria amadora e cerca de 220 crianças e jovens do Sub-12, Sub-14 e Sub-16. 

"É uma oportunidade excepcional de mostrar a modalidade para crianças, jovens e adultos", comentou André Schieck, presidente da Federação Capixaba, que tem o apoio da Vale, por meio de projeto incentivado, como parceira da CBAt neste evento.

Os estrangeiros começam a chegar nesta sexta-feira (25/3) à Vitória, com as delegações do México e da Colômbia, a partir das 9:15, e do Canadá, às 13:50.

O Canadá inscreveu 22 atletas, seguido do México, com 14, e do Peru, com 13. Ainda estão entre os participantes dois da Colômbia, 2 do Uruguai, 1 do Paraguai e 1 da Venezuela.

A seleção brasileira disputará o evento completa, com 36 atletas que representarão o País nas categorias Adulta, Sub-20 e Sub-18, no masculino e feminino. 

A CBAt definiu a comissão técnica da seleção brasileira, com Marcos Gomes da Silva (RN), Abel Curtinove (SC), Sivirino Souza dos Santos (MT), Cristiano Ribeiro (PR), Evellin Ianca dos Passos (SP), Dione D'Agostini Chillemi (PR), Alcides dos Santos Gonçalves Neto (SP) e Alex Sandro de Jesus Lopes (SP).

O programa horário foi marcado para mais cedo para amenizar o calor que pode fazer em Serra no domingo.

Programação
7:00 - 10 km feminino adulto
7:45 - 10 km masculino adulto
8:30 - 4 km masculino e feminino não federados
9:00 - 350 m masculino e feminino sub-12 *
9:10 - 1 km masculino e feminino sub-16 *
9:20 - 1 km masculino e feminino sub-14 *
9:30 - Cerimônia de Abertura
9:40 - 8 km masculino sub-20
10:10 - 6 km feminino - sub-20
10:50 - 6 km masculino sub-18 **
11:30 - 4 km feminino - sub-18 **
* provas locais
** provas válidas apenas para o Sul-Americano. - (As informações são da CBAt)

Leia também:

Distribuição de combustível destruiu o GP do Bahrein
Pela família, Bernardinho deixa a seleção francesa de vôlei
F1: Leclerc puxa dobradinha da Ferrari e vence GP do Bahrein
Futebol feminino: Brasil decide Sul-Americano com Colômbia
Seleção feminina Sub-20 é convocada para Sul-Americano
Com patrocínio da ArcelorMittal, Neymara busca 6º Mundial
Serra vai sediar em abril o mundial de corrida de skyrunning
Tribunal mantém Rússia fora da repescagem para a Copa
Flu perde para Olimpia e fica fora dos grupos da Libertadores
Flu encara Olimpia para confirmar vaga na fase de grupos
Libertadores: América-MG vence Barcelona e vai à fase de grupos

TAGS:
CROSS COUNTRY | DOMINGO | SUL-AMERICANO | FPAN-AMERICANO | SERRA