TEMAS GERAIS

Supergasbras inicia campanha sobre a doação de córnea

A empresa, em parceria com o INTO, lançou a campanha Minha Córnea Transforma Vidas.

Em 22/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Clínica Tércio Rezende

Em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a empresa trará informações sobre o tema nas cartelas dos botijões, redes sociais e por meio dos seus milhares de colaboradores.

A doação de órgãos no Brasil foi bastante impactada com a início da pandemia, em 2020. Obstáculos como diminuição do transporte aéreo, impossibilidade de doação por parte das pessoas falecidas pela infecção de covid-19 e até mesmo o medo dos familiares em ir ao hospital para liberar o procedimento reduziram drasticamente o número de transplantes. Um dos segmentos que mais sofreu foi o de doação de córnea, que teve redução de 52,7%, um retrocesso para meados dos anos 1990. Por essa razão, a Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, lançou nesta quarta-feira, dia 19, a campanha Minha Córnea Transforma Vidas, uma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), que possui um Banco Multitecidos, Banco de Olhos, Banco de Pele, Ossos e Ligamentos.

A empresa passará a divulgar nas cartelas que acompanham os lacres de cada botijão e nas suas redes sociais um material de conscientização sobre a importância da doação de córnea, um estímulo para que as pessoas avisem suas famílias sobre a preferência em serem doadoras. Na lei brasileira, a decisão sobre doar compete apenas à família e precisa ocorrer num prazo de apenas seis horas após o óbito.

Fila de espera

Hoje, existe uma fila enorme de pessoas esperando por uma córnea no Brasil. Essa situação poderia ser bem menos grave se houvesse maior consciência da população dos benefícios que o ato de doar oferece. Cada doação ajuda mais de uma pessoa e, caso não seja possível utilizar o material, ele segue para pesquisa, não sendo desperdiçado.

"Como uma empresa que atende mais de 10 milhões de famílias, a Supergasbras entende que é seu dever chamar a atenção para esta causa tão urgente", diz Lucinda Miranda.

A cartela do botijão trará um QR Code que direcionará o cliente para uma página de perguntas e respostas criadas pelo Banco de Olhos do Rio de Janeiro - INTO, esclarecendo todas as possíveis dúvidas sobre a doação de córnea. Nas redes sociais, a empresa usará seu perfil para divulgação do link da mesma página. Essas cartelas já são usadas há muito tempo para finalidade social. Recentemente, a Supergasbras expandiu para todo o país o programa Chega de Saudade, que traz fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no material. Este programa continua normalmente.

Funcionários engajados

Em paralelo, todos os colaboradores da Supergasbras, que são mais de quatro mil, estão engajados em espalhar a mensagem sobre os benefícios da doação para amigos e parentes. A campanha começa agora em maio, mas continua pelos próximos meses até setembro, quando é celebrado do Dia Nacional da Doação de Órgãos.

"A doação e alocação de órgãos e tecidos é um processo trabalhoso e delicado que depende do crédito da população no sistema e do comprometimento dos profissionais de saúde na notificação de morte. O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes e, para consolidar essa conquista, é crucial a atuação do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e das entidades médicas em todo o processo de doação e transplantes", diz o Dr. Gustavo Bonfadini responsável técnico pelo Banco de Olhos do Rio de Janeiro.

Os Bancos de Olhos são instituições responsáveis pela retirada, transporte, avaliação, classificação, preservação, armazenamento e disponibilização dos tecidos oculares doados.

Demanda e limitações

Segundo Bonfadini, algumas pessoas estão hoje praticamente cegas e podem voltar a ter uma vida normal com o transplante de córnea. Inclusive, há muitas crianças esperando na fila para esse momento.

De acordo com o médico, o índice de recusa familiar ainda é o fator preponderante para o número tão reduzido de doações e, consequentemente, aumento da fila de espera por órgãos.

"Com a chegada da pandemia de covid-19, as doações de córnea reduziram significativamente em todo o Brasil. Hoje, se uma pessoa morre com a doença e ainda está com o coronavírus, não pode ser doadora. Só é possível a doação se o falecimento ocorrer depois de 30 dias sem o vírus no organismo", explica

Ele ressalta que os tecidos oculares são retirados do doador de acordo com técnica cirúrgica que não deixa vestígios. Ou seja, a doação não modifica a aparência do doador. O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes e, para consolidar essa conquista, é crucial a atuação do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e das entidades médicas em todo o processo de doação e transplantes.

As cartelas dos botijões da Supergasbras já são usadas há muito tempo para finalidade social. Recentemente, a empresa expandiu para todo o país o programa Chega de Saudade, que traz fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no folheto. (Reinaldo Di Giácomo Adri - Deal)

Leia também:

Cai número de cidades capixabas em Risco Baixo para covid
Empresários de Serra doam cestas básicas para 630 famílias
FMI propõe plano de US$ 50 bilhões para vencer a pandemia
Terminal Portocel vai exportar toda produção da LD Celulose
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guns N’ Roses presta homenagem a morte de Ayrton Senna
Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morre aos 41 anos
Infraestrutura: Findes vai ajudar prefeituras a fazerem PPPs
Butantan paralisa produção de vacinas por falta de insumos
Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização
Transcol será ampliado e Vitória passa a integrar o sistema

TAGS:
 GERAL | MISS | MEIO AMBIENTE | MODA | CLIENTES | EMPREGOS | CIDADE ! NUTRIÇÃO