Talentos: Plataforma de empregos abre inscrições para PcD

As pessoas com deficiência são amparadas pela Lei 8213/91, conhecida como Lei de Cotas.

Em 18/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Istock

De acordo com Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, um elo entre vagas e candidatos será criado através do site de oportunidades, que ajudará organizações nas demandas de contratações.

Fomentar a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Este é um dos desafios do Instituto Ester Assumpção, fundado em 1987, sem fins lucrativos e nenhum apoio governamental. Para facilitar o processo de busca de vagas e contratações pelas organizações, a instituição lançará em breve uma plataforma 100% on-line e acessível, que deve facilitar as vidas dos candidatos e gestores de recursos humanos.

Pessoas com deficiência são amparadas pela Lei 8213/91, conhecida como Lei de Cotas, que determina a contratação de 2% a 5% de trabalhadores com deficiência em organizações com 100 ou mais funcionários. De um lado, há profissionais capacitados, mas que não conseguem ter acesso às informações sobre vagas. E do outro, gestores de Recursos Humanos que tentam encontrar perfis adequados para as demandas das empresas.

Cultura de inclusão

Para otimizar o processo de contratação de pessoas com deficiência, o Instituto Ester Assumpção, que atua há 34 anos promover a cultura de inclusão nas organizações, utiliza a plataforma “Banco de Talentos” totalmente acessível, como aliada no elo entre vagas e candidatos. De acordo com a psicóloga e coordenadora de projetos da instituição, Cíntia Santos, o Banco de Talentos chega para suprir uma carência do mercado. “O nosso desafio diário é conscientizar os gestores das empresas sobre a importância de enxergar as potencialidades do profissional com deficiência e, ao mesmo tempo, ser uma ponte entre candidatos e oportunidades de trabalho. Com a nossa nova plataforma, vagas são facilmente divulgadas e as pessoas podem concorrer às oportunidades. Ao mesmo tempo, os responsáveis pelas contratações podem avaliar os perfis e buscarem os profissionais ideais para a demanda que precisa ser suprida, explica.


Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção. Foto: acervo pessoal

Para a psicóloga, o lançamento da plataforma será um marco para a inclusão no mercado de trabalho brasileiro.

“Cada dia mais cresce a necessidade de otimizar a vida das pessoas. Os sites que existem hoje voltados as oportunidades de trabalho acabam oferecendo pouquíssimas vagas para esse público e nem sempre contam com acessibilidade para as pessoas com deficiência. O nosso intuito é mostrar que as empresas não precisam ser meras cumpridoras da Lei de Cotas, mas que podem aumentar a sua produtividade e serem socialmente responsáveis”, comenta.

E para as empresas que ainda não têm a cultura de inclusão implementada, Cíntia Santos ressalta que um dos objetivos do Instituto Ester Assumpção é ajudar as empresas, por meio de consultorias, a se adequarem.

“Às vezes as organizações não atuam de forma inclusiva por falta de conhecimento e capacitação dos seus gestores. O nosso trabalho visa, além e criar a cultura organizacional inclusiva, mostrar que algumas adequações são necessárias, tanto estrutural quanto de conduta. Com o nosso trabalho, esperamos tornar o mercado de trabalho mais inclusivo e com a nossa nova plataforma, a união entre candidatos e vagas será facilitada”, conclui.

Antes mesmo do lançamento oficial, cadastros de profissionais com deficiência já podem ser realizados pelo site www.ester.org.br. (Por Heberton Lopes - Balo)

Leia também:

Fundatec abre mais de 90 vagas para níveis médio e superior
Sine de Vila Velha oferece 144 novas vagas de emprego
Nestlé e mais 31 empresas com vagas de Estágio e trainee
Amazon e Via têm 250 vagas de emprego para ensino médio
Coca-cola e mais empresas abrem vagas de Estágio e Trainee
Fundatec abre oportunidades de estágio em home office
BMG e outras empresas com mais de 1400 vagas de emprego
Sine de Vila Velha oferece 191 novas vagas de emprego
Red Bull e mais 46 empresas com vagas de Estágio e Trainee
Oportunidade: Grupo GR está com vagas abertas para porteiro
Federação das Indústrias do ES abre 24 vagas de emprego
Nestlé e mais 43 empresas com vagas para Estágio e Trainee
Prefeitura de Vila Velha abre vagas para estágio em Pedagogia
Suzano abre 46 vagas em Programa de Estágio Técnico
Vale abre 1.000 vagas para primeiro emprego home office
Boticário e mais 53 empresas com vagas para Estágio e Trainee
Amazon oferece mais de 70 vagas para a área de tecnologia
80 vagas: Gerdau abre inscrições para programa de Estágio
Feira de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil vagas
Bondinho Pão de Açúcar abre vagas para programa de Trainee
Fundatec abre oportunidades para os níveis Médio e Superior

TAGS:
PcD | EMPREGOS | TECNOLOGIA | ESTÁGIO | CIDADE | ECONOMIA | EDUCAÇÃO | TRAINEE