CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Tamanho é documento para Samsung em novo desafio à Apple.

Os primeiros Galaxy S6 da Samsung não conseguiram se defender dos avanços da Apple.

Em 13/08/2015 Referência JCC

Os primeiros smartphones Galaxy S6 da Samsung Electronics Co. não conseguiram se defender dos avanços da Apple Inc.

Agora, a empresa sul-coreana está contando com uma tela maior e curva e com um sistema móvel de pagamentos para instigar os clientes.

O Galaxy S6 Edge Plus e o Galaxy Note 5 lançados nesta quinta-feira incluirão o Samsung Pay quando saírem à venda, ainda neste mês.

O serviço de pagamento estreará no mercado doméstico da Samsung no dia 20 de agosto e estará disponível para os proprietários de seus aparelhos Galaxy de alto padrão nos EUA em setembro.

A Samsung vai se antecipar à Apple e ao esperado lançamento dos sucessores do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, em setembro, que têm conquistado os usuários premium.

As telas de 14,5 centímetros e a incorporação do serviço de pagamentos visam ajudar a Samsung a se destacar em meio a uma série de aparelhos baratos de fabricantes chinesas que usam o mesmo software, o Android.

“A Samsung costumava lançar seus aparelhos da linha Note em setembro”, disse Greg Roh, analista da HMC Investment Securities Co. em Seul, que classifica a ação como compra.

“Esse lançamento chega cerca de um mês antes, o que mostra que a empresa já não pode tolerar perder o enorme mercado de aparelhos telefônicos para a Apple”.

Uma estratégia malfeita fez com que a Samsung interpretasse equivocadamente a demanda pelos modelos S6 lançados em abril e não conseguisse produzir telas de três lados em número suficiente para o Edge, ao passo que a versão regular teve dificuldades na disputa com os modelos de iPhone maiores.

Bilhões perdidos

A participação da Samsung no mercado global de smartphones caiu mais de 3 pontos porcentuais no segundo trimestre em meio a um incremento nas vendas de iPhone e de aparelhos da Huawei Technologies Co., da Lenovo Group Ltd. e da Xiaomi Corp.

A Samsung tinha 21,7 por cento do mercado e a Apple, 14,1 por cento, segundo a empresa de pesquisas International Data Corp.

A Samsung perdeu mais de US$ 43 bilhões em valor de mercado em relação a seu pico neste ano, em março, após registrar seu quinto declínio trimestral seguido nos lucros.

“Trata-se de um mercado maduro”, disse Jean-Daniel Ayme, vice-presidente da Samsung Mobile na Europa, em entrevista, em Londres. “Mas ficamos muito confiantes quando observamos o comportamento dos consumidores ao redor do mundo e vemos que ainda há muita demanda por inovação e novas tecnologias”.

Considera-se que a carteira digital ajudará a Samsung a competir com a Google Inc. e com o serviço PayPal, da eBay Inc., por uma fatia do mercado de pagamentos móveis dos EUA, que a Forrester Research estima que poderia valer US$ 142 bilhões por volta de 2019.

Apple Pay

A Samsung está confiante, embora seu serviço de pagamentos esteja chegando quase um ano após o da Apple.

Diferentemente do Apple Pay, o sistema da Samsung pode operar com os leitores de cartões com faixa magnética comuns em lojas e restaurantes.

Além disso, a Samsung não cobrará tarifas de transações dos bancos e das emissoras de cartões de crédito.

“Eles deverão ter um contingente maior de instituições financeiras em um período de tempo mais curto”, disse Richard Crone, CEO da empresa de pesquisas sobre pagamentos móveis Crone Consulting LLC. “As emissoras [de cartões] estão usando isso para pressionar a Apple a renegociar seu acordo”.

A Samsung preferiu não comentar sobre os preços dos aparelhos mais novos. Ambos utilizarão o sistema operacional Android 5.1 Lollipop.

O S6 Edge Plus será recarregado uma hora mais rapidamente, mesmo com uma bateria maior, ao utilizar carregadores sem fio.

Os usuários do aparelho poderão fazer o upload de vídeos ao vivo por meio de um aplicativo de transmissão em tempo real, e o áudio será melhorado por um software que aprimora o som e pelo hardware que reduz a distorção e o ruído de fundo.

Fonte: Bloomberg