MOTOR

Tecnologia automotiva será apresentada na Autotech

Oficina conectada apresentará o que há de mais inovador para oficinas reparadoras.

Em 08/10/2019 Referência JCC, Lorena Zanon

Foto: Divulgação

Controle de estoques por meio de drones, óculos com realidade aumentada, impressão de peças em 3D, fábricas digitais e softwares são algumas das tecnologias disruptivas que a indústria automobilística brasileira vem adotando para melhorar a qualidade dos veículos, a produtividade das fábricas e sua competitividade.

E para aplicar essa tecnologia e se posicionar bem no mercado, a indústria automobilística pretende investir até 2024 quase R$ 40 bilhões, segundo dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do ES (Sincodives).

Atento ao desenvolvimento e acompanhando as tendências, o Espírito Santo recebe a Autotech - maior feira de tecnologia automotiva do estado, de 11 a 13 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória, com uma oficina completamente conectada.

O consultor técnico e comercial da Bosch no Espírito Santo, Evando Almeida, fala do software presente na Oficina do Futuro. “O veículo entra na oficina conectada e já passa pelo equipamento de diagnóstico, feito por meio de um software que mostra via sistema tudo o que o carro necessita em relação a manutenção até peças”. Segundo ele procedimento que evita um dos principais gargalos: o de compra de peças erradas.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Espírito Santo (Sindirepa), Eduardo Dalla Mura, as expectativas são positivas com o evento pois o setor está com o cronômetro acionado. “A feira cresceu e a tecnologia e atratividades interativas se destacam nesta edição. Teremos demonstrações ao vivo de técnicas como cabine de pintura automotiva em meia hora, um posto de carregamento de carro elétrico, além de expositor com dois simuladores com óculos de realidade aumentada”.

Falando em desenvolvimento, o evento também abordará um assunto em alta: a evolução dos veículos movidos a injeção eletrônica para os elétricos.

A Autotech 2019 é realizada pela Dupla Produções e pelo Sindirepa.

Serviço

Feira Autotech 2019

Dias: 11 a 13 de outubro

Horário: 11/10 (sexta-feira) – 18 às 22h

12/10 (sábado) – 10 às 22h

13/10 (domingo) – 10 às 20h

Local: Praça do Papa, Vitória

Informações: www.feiraautotech.com.br