EDUCAÇÃO

Tecnologia: Curso e estágio para estudantes da rede estadual.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho.

Em 02/07/2015 Referência JCC

Para quem quer explorar suas habilidades na área da computação e estimular a criatividade e o empreendedorismo, essa é uma ótima oportunidade. Estão abertas as inscrições para 50 bolsas em curso gratuito de programação de computadores. As vagas são para estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas da rede estadual da Grande Vitória, com boas notas em Matemática e Física. Os cinco melhores alunos do curso também terão a chance de ganhar uma bolsa de estágio no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho, na escola em que o aluno está matriculado, conforme prevê o edital. A bolsa compreende o curso de Introdução à Computação - Programação de Computadores e a passagem de deslocamento de ida e volta para as aulas, que ocorrerão aos sábados durante o segundo semestre de 2015. 
 
O principal objetivo do curso é atrair o interesse dos jovens para a área da computação e da programação, que é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Em curto prazo, a programação desenvolve rapidamente o raciocínio lógico do indivíduo e em longo prazo, o torna capaz de criar programas cada vez melhores, tornando-o um profissional diferenciado no mercado de trabalho, capaz de empreender e resolver diversos problemas.
 
Durante o curso, os estudantes terão oportunidade de entender como funciona um computador e como programá-lo utilizando ferramentas e linguagem de programação e, além disso, eles participarão de minicursos com temas associados, como robótica e web design. 
 
O curso faz parte do Projeto Introcomp (Introdução à Computação - Programação de Computadores) e terá a duração de um semestre letivo, com carga horária semanal de 3 horas, totalizando 42 horas no semestre. Serão abertas duas turmas, com 25 alunos cada, e as aulas serão realizadas aos sábados, das 09 às 12 horas, e 14 às 17 horas, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
 
As aulas serão realizadas por estudantes bolsistas do Curso de Engenharia da Computação - Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
 
O Projeto Introcomp é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), que visa a oferecer aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual o curso de Introdução à Programação na linguagem C (com atividades adicionais em scratch, web design e robótica), voltado para o mercado de Tecnologia da Informação (TI).
 
Seleção 
 
O processo seletivo é destinado aos alunos regularmente matriculados nas três séries do Ensino Médio regular, ou na 3ª e 4ª séries dos cursos com duração de quatro anos do Ensino Médio integrado à Educação Profissional - EMI, das escolas localizadas nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
 
A seleção será realizada em duas etapas: classificação e prova de lógica. A classificação é a primeira etapa do processo de seleção e deverá considerar a soma da nota obtida no primeiro trimestre do ano de 2015 nas disciplinas de Matemática e Física. Nessa fase serão classificados 300 estudantes para participarem da prova de lógica, que será aplicada no dia 25 julho, no Centro Tecnológico - CT9, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e terá duas horas de duração.
 
Os 50 estudantes com melhor pontuação na prova de lógica serão convocados para a matrícula. Os demais candidatos suplentes comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.
 
Premiação
 
Além de fazer o curso gratuitamente, os estudantes terão a oportunidade de ganhar bolsas de estágio no Prodest e prestigiar o principal evento tecnológico do Brasil, o “Campus Party Brasil”. 
 
Serão disponibilizadas cinco bolsas de estágio do Programa Jovens Valores no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), para os melhores alunos do curso. 
 
Além disso, os três melhores colocados em notas e frequência ao final do curso vão participar do “Campus Party Brasil”, o principal evento tecnológico, realizado anualmente no Brasil, que reúne um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital.
 
Vale ressaltar, que todos os alunos concluintes do curso Projeto Introcomp receberão certificado.
 
Fonte: Secom/ES