NEGÓCIOS

Terminal Portocel vai exportar toda produção da LD Celulose

A celulose chegará ao porto por ferrovia, valendo-se da multimodalidade do terminal.

Em 07/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rogério Sarmenghi

Para atender o novo cliente, Portocel vai investir na extensão e na cobertura de parte de seus ramais ferroviários internos.

O Portocel, terminal portuário situado no município de Aracruz (ES), e a LD Celulose, que está implantando uma fábrica no Triângulo Mineiro entre os municípios de Indianápolis e Araguari (MG), acabam de firmar contrato para que toda a produção da unidade seja exportada pelo terminal capixaba. A previsão é de que a nova fábrica comece a operar em março de 2022 e terá capacidade para produzir 500 mil toneladas/ano de celulose solúvel.

A celulose chegará ao porto por ferrovia, valendo-se da multimodalidade do terminal portuário. Para atender o novo cliente, Portocel vai investir na extensão e na cobertura de parte de seus ramais ferroviários internos. O projeto referente a esse investimento está em fase de desenvolvimento e sua execução está prevista para o segundo semestre deste ano. A iniciativa contribuirá positivamente para o fortalecimento da economia capixaba e do município de Aracruz.

“A parceria comercial com a LD Celulose está em linha com a nossa estratégia de atrair novos clientes e serviços e fortalecer nosso posicionamento como opção logística diferenciada”, disse Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações de Portocel.

O terminal, que é responsável pela movimentação de boa parte da celulose exportada pelo Brasil, vem se modernizando, investindo em novas tecnologias e em capacitação profissional com vistas a expandir e diversificar a sua atuação. A expansão dos ramais ferroviários internos contribuirá fortemente com esse objetivo.

Para o CEO da LD Celulose S.A., Luís Künzel, a parceria com a Portocel reforça o compromisso da LD em trabalhar com empresas que são referências no mercado de celulose.

“Por ser um terminal portuário especializado na movimentação de produtos florestais e pela sua localização, Portocel nos traz segurança e competitividade no escoamento da nossa produção”, enfatiza Künzel.

Resultado de uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex, a LD Celulose está investindo R$ 5,2 bilhões na implantação de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Toda a produção será destinada ao abastecimento das unidades da Lenzing, para o fornecimento de fibras celulósicas produzidas de forma sustentável a fabricantes globais de têxteis e não tecidos. (Por Benahia Figueiredo - P6)

TAGS:
NEGÓCIOS | BOLSA | ECONOMIA | MINÉRIO | ENERGIA | FERRO | CHINA | CINGAPURA