CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Trabalho de estagiárias estimula o interesse pela ciência

Na rede municipal de ensino de Vitória, são 9 estagiárias que atuam nos Centros de Ciência.

Em 15/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto Divulgação/PMV

Juliana Silva, estudante de Geografia e estagiária que atua no Planetário de Vitória, despertou o interesse pela ciência logo na infância.

Astrônomas, oceanógrafas, geólogas, historiadoras, biólogas, cientistas. Na rede municipal de Vitória, são nove estagiárias que atuam nos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) e que cumprem um papel importante, fomentando o interesse pela ciência e servindo de inspiração para milhares de visitantes que chegam a esses espaços de aprendizagem, todos os dias.

Juliana Silva, estudante de Geografia e estagiária que atua no Planetário de Vitória, despertou o interesse pela ciência logo na infância. Filmes que continham mulheres de jaleco, pesquisadoras e cientistas, sempre chamavam sua atenção.

"Sempre sonhei em ser cientista, mas só fui entender o que era cientista por agora, quando realmente me tornei uma. Poder trabalhar com astronomia e astronáutica no planetário é fantástico. Buscar dialogar para entender outras perspectivas, realizar outros testes e encontrar uma resposta em comum não é fácil e é muito interessante", disse.

Para ela, é fundamental que cada vez mais mulheres e meninas se interessem pela ciência.

"Somos curiosas, somos cuidadosas, somos esforçadas e empenhadas. Tais características são necessárias pra ser cientista e nós mulheres mostramos toda essa força que por anos nos foi retirada e inviabilizada. Nossas relações são diferentes dos homens e não vejo como um empecilho e sim como outra perspectiva que buscamos cada vez mais apresentar", destacou.

Troca de experiências

Questionar, buscar respostas e pesquisar mais ao não ficar satisfeita com a resposta encontrada. Foi dessa forma que Mylena Leite, que atua como estagiária na Praça da Ciência, começou a dar os primeiros passos no campo da ciência. Ela conta que o cotidiano na Praça é enriquecedor e permite trocas de experiências com os visitantes.

"Uma coisa que me encanta nos CCEC é a abertura para pesquisas e para novos conhecimentos. É uma troca diária, é um encontro de ciências, já que temos mediadores de diversas áreas, o que dá uma abertura para estudarmos além do que estamos acostumados. O público atendido também acrescenta bastante em nossa formação, pois conseguimos trocar aprendizado com todos que frequentam", pontuou a estudante de Pedagogia.

Leia também:

Educação: publicado critérios para universalizar internet
iFood já está autorizado a realizar delivery com drones no Brasil
Aviação: AT&T e Verizon limitam implantação de 5G nos EUA
Agência Espacial Nasa entra na coroa solar pela primeira vez
Empresas começam a implantar o sistema 5G no Brasil
Ministério da Saúde foi alvo de segundo ataque hacker
UFES receberá equipamentos para desenvolver vacina
Apex-Brasil faz parceria com empresas de Japão e Singapura
Projeto de Lei facilitará chegada da tecnologia 5G à Vitória
Vale lança desafio que incentiva os estudantes à inovação

TAGS:
CIÊNCIA | PLANETÁRIO | VITÓRIA | ESTAGIÁRIAS | INTERESSE