SAÚDE

Treinos que auxiliam no equilíbrio e na coordenação motora

A fisioterapeuta Camila Vulpi ressalta que o equilíbrio é algo treinável.

Em 20/11/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/SBCBM

Habilidades pouco lembradas, mas fundamentais no dia a dia, podem ser treinadas com exercícios específicos.

Não é novidade que a prática de atividades físicas auxilia efetivamente na qualidade de vida e no bem-estar do corpo e da mente. No entanto, pouco se fala da importância de investir também em exercícios específicos que promovam o equilíbrio e a coordenação motora. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates da Azen Academia, Camila Vulpi, treinos que potencializam essas habilidades fundamentais para o dia a dia previnem problemas como quedas, falta de equilíbrio, dores, encurtamento muscular e até mesmo o estresse.

“Existem exercícios funcionais feitos em solo ou com aparelhos que trabalham a partir de molas que melhoram os movimentos do corpo e, consequentemente, o equilíbrio. Atividades com bolas, rolos, meia-lua, disco de equilíbrio e de rotação e elástico, além da natação, são interessantes para estimular a coordenação motora por trabalharem a lateralidade”, esclarece.

Camila ressalta que o equilíbrio é algo treinável e quem pratica esses exercícios pelo menos duas vezes por semana costuma perceber os primeiros resultados em até um mês, dependendo dos demais hábitos e do metabolismo de cada praticante.

A fisioterapeuta lembra que a falta de equilíbrio e coordenação motora também pode ser causada por algum desalinhamento corporal.

“Tem sido comum encontrar pessoas com regiões do corpo debilitadas devido a longas jornadas de trabalho ou pelo uso prolongado de computadores e celulares. Isso, além de normalmente causar dores, afeta o equilíbrio e a coordenação. Investir em um treino que resgate essas funcionalidades ajuda bastante, sendo o pilates uma modalidade bem completa que trabalha vários objetivos durante a mesma aula, incluindo o aumento da flexibilidade, o fortalecimento da musculatura, a correção da postura e a promoção do equilíbrio corporal”, afirma. (Por Denise Klein - Tríade)