POLÍTICA INTERNACIONAL

Tribunal alemão rejeita recursos contra obrigatoriedade de vacina

A medida, tomada pelo Executivo alemão é para conter o aumento de casos de SARS-CoV-2.

Em 11/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Christian Mang/Direitos reservados

Na Alemanha, trabalhadores de hospitais e outras unidades de saúde, assim como funcionários de lares de idosos, serão obrigados, a partir de 15 de março, a estar vacinados contra a doença.

O Tribunal Federal de Justiça da Alemanha rejeitou, nesta sexta-feira (11), recursos de emergência impetrados por cidadãos contra a obrigatoriedade de vacina contra a covid-19 para profissionais do setor de saúde.

No país trabalhadores de hospitais e outras unidades de saúde, assim como funcionários de lares de idosos, serão obrigados, a partir de 15 de março, a estar vacinados contra a doença.

A medida, tomada pelo Executivo alemão para conter o aumento de casos de SARS-CoV-2, foi contestada de imediato por vários trabalhadores, que entraram com recursos no Tribunal Constitucional Federal, em Karlsruhe, contra a obrigatoriedade da vacina. Essas petições foram, agora, rejeitadas pelo principal tribunal da Alemanha.

Os casos de covid-19 no país estão atingindo número recorde. Especialistas preveem que o pico de infecções seja atingido em meados deste mês.

O ministro alemão da Saúde, Karl Lauterbach, alertou que o levantamento prematuro das restrições pode fazer atrasar a previsão, originando novas ondas de casos.

Suspensão de restrições 

O chanceler Olaf Scholz adiantou que a quinta onda da pandemia na Alemanha se aproxima do pico e que, depois disso, pode ser iniciado o regresso gradual à normalidade.

A decisão sobre a suspensão de restrições deverá ser tomada em reunião na próxima semana entre o chanceler e líderes dos 16 estados alemães.

“O prognóstico científico mostra-nos que o pico desta onda da pandemia está à vista”, disse o chefe de governo no Parlamento. “Isso permite que na reunião entre o governo federal e os estados sejam decididos os primeiros passos de reabertura e considerados outros para a primavera”.

A Alemanha registrou média de 167 mil casos diários ao longo da última semana. Em novembro, a média ficou em torno de 58 mil casos por dia.

No entanto, o número de mortes associadas à covid-19 caiu 27% nas duas últimas semanas, e o número de pacientes internados em unidades de cuidados intensivos é agora metade do que foi em dezembro. (Por RTP* - Berlim - *É proibida a reprodução deste conteúdo)

Leia também:

EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora
Joe Biden critica censura de orientação sexual em escolas
Programa facilitará entrada de cidadãos brasileiros nos EUA
Washington afirma que Rússia prepara invasão total da Ucrânia
Biden diz que EUA mataram líder do Estado Islâmico na Síria
Alemanha sob fogo por hesitação na crise Rússia-Ucrânia
EUA querem cancelamento de viagem de Bolsonaro à Rússia
Itália: Partidos chegam a acordo para reeleger Mattarella
Pedra no sapato: A nova embaixadora dos EUA no Brasil
Joe Biden reforça apoio dos Estados Unidos à Ucrânia

TAGS:
ALEMANHA | VACINA | OBRIGATORIEDADE | MEDIDA | TRIBUNAL