NEGÓCIOS

Tribunal de Contas aprova a desestatização da estatal ES Gás

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo aprovaram, por unanimidade.

Em 03/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

A ES Gás foi constituída em julho de 2019 e, em 2021, foi firmado pelo BNDES, pelo Estado e pela BR Distribuidora um contrato de estruturação de projetos para prestação de serviços técnicos de apoio, avaliação e estruturação do projeto de desestatização da empresa. 

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovaram, por unanimidade, o processo de desestatização da ES Gás, empresa estatal criada para a distribuição de gás canalizado, em sucessão à BR Distribuidora. Todos os conselheiros acompanharam o relator, o conselheiro Rodrigo Coelho, em votação na sessão virtual que terminou na noite desta quinta-feira (02).  

Em seu voto, seguido pelos pares, Coelho determinou ao secretário Estadual de Desenvolvimento que providencie alterações em determinados itens antes da publicação do edital. Um deles, trata da vedação de participação de empresas em recuperação judicial no certame. 

Outro ponto abordado pelo relator foi a recomendação ao secretário de Desenvolvimento para que seja refeito o cálculo de despesa com pessoal próprios, a estimativa de custo com serviços de terceiros e o prazo para a apresentação de propostas – tornando-o maior que os 15 dias previstos inicialmente. 

O Processo 

Em agosto do ano passado teve início o processo nº 7203/2022, que tinha como objetivo fazer a análise quanto à legalidade, legitimidade e economicidade de modo a apontar eventuais inconformidades ou impropriedades que pudessem macular a segurança jurídica, competitividade, legalidade e economicidade da licitação. 

Durante o processo foram feitas diversas solicitações de esclarecimentos para os responsáveis pela empresa até que pudesse se chegar à decisão.  

A ES Gás foi constituída em julho de 2019 e, em 2021, foi firmado pelo BNDES, pelo Estado e pela BR Distribuidora um contrato de estruturação de projetos para prestação de serviços técnicos de apoio, avaliação e estruturação do projeto de desestatização da empresa. 

No mesmo ano, a Lei nº 11.507/2021 autorizou a alienação total ou parcial do controle acionário, ações ordinárias e preferenciais de titularidade do Estado na companhia. Uma das justificativas apresentadas para a desestatização da ES Gás foi a maior flexibilidade e agilidade na tomada de decisões, sem a necessidade de manutenção de alguns órgãos internos e regras de controle inerentes a uma empresa estatal. (As informações são do TCE-ES)

Leia também:

Petrobras finalizou a venda do campo de Albacora Leste
Operadora de cartão Le Card implanta redução de plástico
FIESP: Paulo Hartung assina manifesto em apoio à Josué
Lições que a Americanas deixará para o pequeno investidor
Quais os principais cuidados ao participar de processos seletivos
Reckitt Hygiene amplia e vai gerar 100 novos empregos no ES
Melhores maneiras de se destacar na hora de ser contratado
Assevila celebra 15 anos e lança Hub de Inovação Inova Vila
Dessalinização da ArcelorMittal Tubarão é referência mundial
Empresários celebram noite de premiação do Equilibrista
Aracruz conquista 1º lugar no Índice do Ambiente de Negócios
Serra tem maior evolução em ambiente de negócios da Grande Vitoria

TAGS:
ES GÁS | TCE-ES | DESESTATIZAÇÃO | CONSELHEIROS | UNANIMIDADE