POLÍTICA NACIONAL

TSE dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem

A petição cita, também, a apreensão na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Em 23/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em perfil oficial, ex-presidente questionou o resultado das eleições.

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de cinco dias, contados a partir da citação manifestada no despacho publicado em 21 de janeiro, para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma postagem na qual questionou o resultado das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República.

Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Gonçalves acolheu pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, que teve Lula como cabeça de chapa para as eleições presidenciais.

A petição apresentada pela coligação argumentou que os “atos atentatórios” contra o sistema eleitoral brasileiro tiveram como objetivo “abalar a normalidade e higidez do pleito, para, assim, deslegitimar o sufrágio eleitoral democrático e seguro, incutindo nos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema eleitoral e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito”.

Resultado das eleições

A postagem citada – publicada em perfil oficial do ex-presidente dois dias após os atentados contra as sedes dos Três Poderes em Brasília – questionou o resultado das eleições 2022 com dizeres “Lula não foi escolhido pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE”.

A petição cita, também, a apreensão na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, de uma “minuta de decreto destinada a instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral e alterar o resultado das Eleições Presidenciais de 2022”.

No despacho do TSE, Gonçalves acrescenta que, com relação à minuta, a petição argumentou que “o absurdo ensaiado pelo ex-ministro do investigado Jair Bolsonaro chegaria a: quebrar o sigilo de correspondência e comunicação telemática e telefônica de ministros dessa Corte Especial; restringir o acesso à sede desse e.TSE; e prender alvos por ‘crime contra o Estado”.

“É conveniente, portanto, que a intimação para que os investigados se manifestem a respeito dos fatos ora relatados se faça de modo concomitante com a citação”, complementou o ministro ao determinar o prazo de cinco dias para a manifestação do ex-presidente. (Por Pedro Peduzi - da Agência Brasil)

Leia também:

Governador Casagrande autoriza novas obras em Cariacica
Ferraço faz visita técnica a propriedade rural em Montanha
Governador Renato Casagrande autoriza obra em Marataízes
Casagrande cria Gabinete de Crise contra atos terroristas
Governo do Estado anuncia obras em São Gabriel da Palha
Estado e municípios capixabas somam 2.980 obras em curso
Governador Casagrande anuncia obras em São Gabriel da Palha
Governo do ES anuncia construção de escola em Anchieta
Casagrande inaugura Centro Cirúrgico da Santa Casa de Guaçuí
Casagrande inaugura novo Creas em São Roque do Canaã
Casagrande reúne secretariado no 1º dia do novo mandato

TAGS:
TSE | BOLSONARO | POSTAGENS | ELEIÇÕES | MINISTRO