LAZER

Tudo pronto para a festa do Réveillon 2018 em Vitória

Espetáculo de queima de fogos na praia de Camburi terá a duração de sete minutos.

Em 29/12/2017 Referência JCC, Deyvison Longui - Secom/PMV

Um show de luzes e cores promete surpreender as mais de 200 mil pessoas, entre turistas e moradores, que irão curtir os sete minutos de queima de fogos no Réveillon da praia de Camburi.

Este ano, o espetáculo tem novidades: pela primeira vez, uma balsa ficará em frente ao bairro Jardim Camburi, na altura do módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), além de outras duas, localizadas entre os quiosques 4 e 7, entre Jardim da Penha e Mata da Praia.

O público também poderá conferir a queima de fogos na Prainha de Santo Antônio, que contará com uma balsa próxima à praça Stela Loureiro Coimbra, cujo show pirotécnico durará quatro minutos.

Efeitos dos fogos

Entre os novos efeitos que vão iluminar os céus de Vitória na entrada do ano, estão modelo paraquedas, que ao ser impulsionado forma uma figura que lembra o equipamento e vai caindo até água; e bomba aquática, que sai da balsa em direção à água e depois ganha o céu estourando em pontos de luz.

Outras novidades são os fogos "bombas-torta", que explodem em formatos dos desenhos “v”, “w” e “z”. Também estão programados os efeitos cauda dourada tripla com pérolas coloridas, leques com vasos dourados e pontos azuis e explosão dourada, além de outras imagens.

Atrações musicais

A festa de Ano-Novo contará com atrações musicais nos dois pontos. Na praia de Camburi, a banda Evidance é quem vai alegrar a passagem de ano, entre 21 horas e 1 hora. A Prainha de Santo Antônio terá shows das bandas Aerosom e Chopp Samba, no mesmo horário. 

Festival Gastronômico de Verão

Os moradores e turistas que forem para a praia de Camburi contarão com os quiosques funcionando com o Festival Gastronômico de Verão, que reúne bares premiados do Roda de Boteco com a oferta de pratos voltados para a culinária local, de botequim, brasileira e frutos do mar. 

Tendas

Moradores e turistas que reservaram espaços para instalação de tendas na praia de Camburi na noite de Réveillon devem ficar atentos às regras de montagem e desmontagem dos equipamentos. A equipe de fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) monitorará a atividade.

Foram reservados 220 espaços para as tendas, que devem ser montadas das 18 horas de sábado (30) até as 16 horas de domingo (31). Já a desmontagem obrigatoriamente deve acontecer até as 18 horas da próxima segunda-feira (1º).

Dois espaços podem ser unidos pelas famílias. Não poderá ser feita a demarcação prévia do espaço com cordas, fitas, cercas ou outros materiais. Alimentos prontos para o consumo podem ser colocados nas tendas.

Para garantir um ambiente seguro, é recomendada a utilização de copos e talheres descartáveis, bem como a utilização de bebidas em garrafas de plástico e em lata. É importante que as pessoas armazenem o lixo e façam o descarte adequado.

Interdições em Jardim da Penha e Mata da Praia

A avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho e Adalberto Simão Nader, estará totalmente interditada no sentido Jardim Camburi das 19h30 de domingo (31) até as 2 horas de segunda (1º de janeiro de 2018). No sentido Centro, a interdição será das 21 horas até as 2 horas do primeiro dia do ano.

O trânsito sentido Jardim Camburi será desviado pelas seguintes vias: Anísio Fernandes Coelho, Hugo Viola, Des. Dermeval Lyrio, Rosendo Serapião de Souza Filho e Adalberto Simão Nader, seguindo itinerário normal.

Já no sentido Praia do Canto, será desviado pelas seguintes vias: Dra. Zilda Arns, Adalberto Simão Nader, Rosendo Serapião de Souza Filho, Des. Dermeval Lyrio, Hugo Viola e Anísio Fernandes Coelho, seguindo itinerário normal.

Interdição em Jardim Camburi

Em Jardim Camburi, que este ano ganhou uma balsa para a queima de fogos, a avenida Dante Michelini, entre as ruas Carlos Martins, e José Celso Cláudio, no sentido Porto de Tubarão, estará totalmente interditada das 21 horas de domingo (31) até as 2 horas de segunda (1º). O trânsito será desviado pelas ruas Gelú Vervloet dos Santos, Carlos Martins e demais vias adjacentes.

Interdição em Santo Antônio

Também para o Réveillon, a rua Horácio Dias dos Santos, entre as ruas Archimimo Mattos e Travessa João Oliveira, em Santo Antônio, estará totalmente interditada das 19h30 do dia 31 de dezembro até as 2 horas do dia 1º de janeiro.

Os ônibus da linha municipal nº 181 serão desviados pelas seguintes vias: Pinheiro Júnior, Sold. Manoel Furtado, Serafim Derenzi, Leôncio Nunes, Ernesto Bassini, Serafim Derenzi, Aderbal Atahayde Guimarães e Adelpho Poli Monjardim, seguindo itinerário normal.

Waze

Para ajudar no deslocamento dos motoristas que irão curtir o Réveillon, a Prefeitura já disponibilizou todas as interdições no Waze, aplicativo para celular que indica pontos de retenção no trânsito.

Segurança

Nos locais de interdição da praia de Camburi, agentes de trânsito da Guarda Municipal estarão dispostos em diferentes pontos para orientar o fluxo de veículos e informar aos motoristas as rotas alternativas.

A Guarda Civil Municipal de Vitória também escalou 46 agentes de proteção comunitária para atuar em toda a praia de Camburi na noite de Réveillon. Em Santo Antônio, 10 agentes estão escalados para fazer o reforço no local.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também estarão presentes com viaturas e efetivos de prontidão nos locais de queima de fogos.

Atendimento médico

Três ambulâncias contratadas pela Prefeitura também ficarão a postos na virada do ano e darão suporte em caso de necessidade. Serão duas unidades estrategicamente localizadas na praia de Camburi - uma na região entre Jardim da Penha e Mata da Praia e outra em Jardim Camburi - e uma na Prainha de Santo Antônio.

Banheiros

Um total de 180 banheiros estará disponível para as duas festas: 166 ao longo da orla de Camburi e 14 na Prainha de Santo Antônio.

Limpeza

Cerca de 250 garis usarão equipamentos de apoio como caçambas, varredeiras mecanizadas de praia e caminhão-pipa e atuarão antes e depois da queima de fogos.

Táxis

Para as pessoas que escolherem o táxi como meio de transporte para se deslocarem até Camburi e, após a virada de ano, poderem voltar com tranquilidade para casa, haverá dois pontos provisórios: um em frente ao primeiro bolsão de estacionamento em Camburi e o outro na avenida Adalberto Simão Nader, próximo à avenida Dante Michelini.

Haverá acompanhamento de fiscais da Prefeitura de Vitória para organizar a demanda dos táxis e orientar os passageiros, garantindo um transporte seguro e confortável.

Ônibus

Em relação ao transporte público para a virada, existe uma programação de ônibus, como acontece todos os anos. Na ida, não haverá reforço da frota. No retorno para casa, a partir da meia-noite, os coletivos sairão de dois pontos: Adalberto Simão Nader e praça dos Namorados. Contudo, com a greve dos rodoviários, o município mantém diálogo constante com as empresas de transporte.

As linhas que atendem Camburi são estas: 103, 111, 112, 121, 161, 211, 212, 213, 241 e 310.

Movimentação econômica

O Réveillon de Vitória deve gerar uma movimentação econômica na cidade de R$ 15 milhões, considerando o gasto dos visitantes com hotel, bares e restaurantes, transportes (táxi e uber), comércio e serviços. A estimativa é da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV). Em média, os visitantes ficam de três a quatro dias na cidade.

Hotéis e pacotes

De acordo com o Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória, pesquisa realizada junto à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (ABIH-ES) indica que a ocupação na rede hoteleira da capital deve ser de 100% até o dia de Réveillon. A procura por um dos 6,5 mil leitos é tanto de turistas quanto de moradores.

Restaurantes

O período de Réveillon reflete positivamente também no setor de bares e restaurantes, que são bastante procurados por moradores e turistas que chegam à capital para prestigiar o show de luzes e cores e acabam sendo o ponto de encontro para festejar e comemorar.

Foto: Diego Alves