VIAGENS & TURISMO

Turismo do ES retoma atividades com avanço da vacinação

Os principais atrativos turísticos do Espírito Santo estão retomando as atividades aos poucos

Em 22/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

O Governo do Estado do Espírito Santo desenvolve de forma contínua trabalho de conscientização da população referente à vacinação em todo território capixaba.

O Espírito Santo é um dos estados brasileiros que lidera o ranking de pessoas vacinadas contra o novo Coronavírus (Covid -19) e por conta disto a flexibilização das atividades econômicas e sociais estão sendo retomadas. Com segurança sanitária, os principais atrativos turísticos estão ampliando a capacidade de atendimento e muitos deles como o Parque Nacional do Caparaó e a Casa Lambert em Santa Teresa, por exemplo, retomaram o atendimento aos turistas.

“Este é resultado do trabalho responsável e contínuo do Governo do Estado que durante toda a pandemia mantém o monitoramento constante de todos os índices, flexibilizando gradualmente as regras sociais e estimulando a vacinação de toda a população, inclusive, adquirindo maior quantidade de vacinas com recursos próprios”, enfatizou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

O Governo do Estado do Espírito Santo desenvolve de forma contínua trabalho de conscientização da população referente à vacinação em todo território capixaba. A partir do dia 08 de novembro entram em vigor as novas regras sociais com a inclusão de uma nova matriz de risco com a classificação de “Risco Muito Baixo”. Esta classificação será feita por regiões do Estado, tendo como requisito os índices de vacinação.

Eventos

Com o compromisso de garantir a segurança da população capixaba e colaborar com a retomada das atividades de forma geral, a nova matriz de risco proporcionará ainda mais flexibilização para o setor de eventos, um dos mais prejudicados em decorrência da pandemia.

A partir de novembro, os municípios classificados em risco baixo poderão realizar eventos com ocupação máxima de 50% da capacidade, com limite de 1.200 pessoas para locais fechados com 100% dos participantes vacinados e ocupação máxima de 50% da capacidade para locais abertos com 100% dos participantes vacinados.

Já os municípios localizados nas regiões classificadas em risco azul, a ocupação permitida será conforme a capacidade liberada pelo Corpo de Bombeiros com a exigência para público vacinado.

Confira as informações dos principais atrativos que recentemente retomaram a visitação no Espírito Santo.

Museu do Colono – Santa Leopoldina


Foto: Secom/ES

Um dos ícones do turismo cultural do Espírito Santo, o Museu do Colono, localizado no município de Santa Leopoldina, funciona em uma residência com mais de 180 anos, que pertenceu a um dos fundadores da cidade e já hospedou o imperador D. Pedro II e a princesa Leopoldina.

Atendimentos: quarta-feira a domingo
Horário: 9h às 17h
Endereço: Rod. José Sette, 1502, Centro, Santa Leopoldina - ES, CEP: 29.640-000
Contato: (27) 3266-1250

Parque Nacional do Caparaó – Dores do Rio Preto


Foto: Secom/ES

Atendimento: diário. Em finais de semana e feriados é necessário agendamento prévio.
Local: Pedra Menina -  Dores do Rio Preto
Informações: https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante/27-ingressos.html#quandoir

Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi - Marechal Floriano

O local foi o primeiro prédio do Espírito Santo destinado ao ensino público, na vila de Araguaia. Funcionando desde 1995, o local possui atualmente um rico acervo de peças antigas que compõem o seu museu, como forma da preservação da cultural local. São fotos, documentos, mobiliários, utensílios e outros objetos em exposição. Oportunidade de o turista conhecer um pouco da vida e do passado daqueles que ali viveram.

Endereço: Rua Busato, 148, Araguaya, Marechal Floriano
Horário: 8h às 17h.
Informações: http://www.marechalfloriano.es.gov.br

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Vila Velha


Foto: Secom/ES

A Igreja do Rosário está localizada no Sítio Histórico da Prainha e é considerada um marco da colonização do Espírito Santo, com a chegada do donatário português Vasco Fernandes Coutinho em 1535.

É uma das igrejas mais antigas do Brasil e uma das únicas em funcionamento. Começou a ser construída no ano da colonização e finalizada com a chegada dos jesuítas em 1551.

Endereço: Rua Praça da Bandeira – Prainha
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 16h30
Contato: (27) 3239-3113 e 3329-1266

Farol Santa Luzia - Vila Velha


Foto: Secom/ES

O local abriga uma vila residencial militar com três casas, dentre elas a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol, a Sala da Memória, onde o turista conhece a história do local exposta em desenhos, além de loja de artesanato.

Endereço: Rua Santa Luzia, 2 - Praia da Costa, Vila Velha
Atendimento: terça-feira a domingo, das 9 às 16h30
Contato: (27) 3149-7353 e 3149-7335 (Subsecretaria de Turismo)
E-mail: turismo@vilavelha.es.gov.br

Convento da Penha – Vila Velha


Foto: Secom/ES

O Convento da Penha, um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. Junto com a igreja Nossa Senhora do Rosário, o Convento faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha. É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção à Nossa Senhora da Penha. Segundo a versão popular, o quadro de Nossa Senhora teria sumido da Gruta onde o Frei morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros. A edificação da “Ermida das Palmeiras” foi erguida por volta de 1560.

Endereço: Prainha – Vila Velha
Atendimento: Todos os dias da semana
Horário: 6h às 16h
Em dias de missa são permitidos a entrada de até 40 veículos. Há vans que fazem o transporte até o Convento.
Telefone: (27) 3329-0420
Informações: www.conventodapenha.org.br

Casa Lambert - Santa Teresa


Foto: Secom/ES

Construída em 1875 pelos irmãos imigrantes italianos Antônio e Virgílio Lambert, foi uma das primeiras construções do Município. É tombada como Patrimônio Histórico Estadual desde 1985. Atualmente, funciona como Casa de Memória, contando a história da Família Lambert e da imigração italiana no Município. Construção em estuque, também conhecido como tabique, taipa ou pau-a-pique. Em frente à residência foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1899, que abriga em seu interior uma imagem da santa esculpida em madeira por Antônio Lambert. Ingresso: 2,00 (Inteira)

Endereço: Rua: São Lourenço, S/N
Bairro: Bairro Sao Lourenço, Santa Teresa
Atendimento: sextas, sábados, domingos e feriados de 08h às 11h e 12h30 às 15h30
Sexta a domingo de 08h as 11h e de 12h30 as 15h30
Contato: (27) 3259-2357

Galpão das Paneleiras – Vitória


Foto: Secom/ES

Endereço: Rua das Paneleiras, 55
Atendimento: segunda a sábado
Horário: 8h às 18h. (As informações são da Setur)

Leia também:

Serra realiza o 9º Encontro do Programa Fortalece Turismo
Dubai volta a ser procurada após abertura para turismo
Encontro em Itaúnas discute ações de promoção do ecoturismo
Programa da ArcelorMittal oferece curso para construção civil
Vale anuncia distribuição de dividendos de R$ 40,2 bilhões
Aço inoxidável atinge alta recorde na China com baixa oferta
Contratos futuros do minério de ferro despencam na China
ArcelorMittal inaugura estação para dessalinizar água do mar
Vale revisa previsão produtiva de minério de ferro para 2022
Recorde: Preço da tonelada do alumínio alcança US$ 3.000
Compra da Holcim põe CSN na briga pelo 2º lugar do ranking

TAGS:
TURISMO | ES | FLEXIBILIZAÇÃO | ATRATIVOS | ATENDIMENTO