VIAGENS & TURISMO

Turismo internacional alcançará nível pré-pandemia em 2024

Levantamento foi publicado nesta terça-feira (18) pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Em 18/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP

Segundo a agência das Nações Unidas sediada em Madri, o número de desembarques internacionais aumentou 4% no mundo no ano passado em relação a 2020.

As viagens de turismo internacional em nível mundial não devem recuperar os níveis pré-pandemia antes de 2024, segundo um levantamento publicado nesta terça-feira (18) pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que prevê um começo de 2022 condicionado pela variante ômicron.

Segundo a agência das Nações Unidas sediada em Madri, o número de desembarques internacionais aumentou 4% no mundo no ano passado em relação a 2020, mas continuou sendo 72% inferior ao de 2019, antes do início da pandemia de covid-19.

“O ritmo da recuperação continua lento e desigual nas diferentes regiões do mundo, devido aos graus distintos de restrição à mobilidade, às taxas de vacinação e à confiança dos viajantes”, explicou a OMT em comunicado.

Na Europa e nas Américas, as chegadas de visitantes estrangeiros aumentaram em 19% e 17%, respectivamente, com relação a 2020. Já no Oriente Médio elas retrocederam 24%, enquanto na Ásia-Pacífico caíram até 65%, e permanecem com um nível 94% inferior ao de 2019.

Para 2022, os especialistas da OMT veem perspectivas mais “favoráveis”, mas o crescimento dos casos pelo surgimento da variante ômicron, que é mais contagiosa, “vai atrapalhar a recuperação” no início do ano.

As chegadas de turistas internacionais devem subir de “30% a 78%” em comparação com 2021, mas ainda seriam inferiores aos números de 2019. Segundo as estimativas de diversos especialistas, a volta ao patamar pré-pandêmico só deverá acontecer em “2024 ou depois”.

A retomada do turismo internacional é esperada com impaciência pelos profissionais do setor, assim como por numerosos países que dependem do turismo e tiveram suas economias duramente atingidas pela pandemia.

Segundo a OMT, a “contribuição econômica do turismo” em 2021 no mundo foi de 1,9 trilhão de dólares, muito abaixo dos 3,5 trilhões de 2019. (AFP)

Leia também:

Roteiro Agroturismo no ES é último a ser validado pelo MTur
Setur e Iema promovem capacitação para guias de turismo
Orçamento do Turismo deve ficar aquém do necessário
Hotéis de Vitória preparam programação para Réveillon
Casagrande lança campanha do destino Espírito Santo
Evento online gratuito debate o turismo em áreas naturais
Turismo do ES retoma atividades com avanço da vacinação
Serra realiza o 9º Encontro do Programa Fortalece Turismo
Dubai volta a ser procurada após abertura para turismo
Encontro em Itaúnas discute ações de promoção do ecoturismo

TAGS:
TURISMO | INTERNACIONAL | RECUPERAÇÃO | LEVANTAMENTO | OMT