POLÍTICA INTERNACIONAL

Ucrânia: Brasil vai manter posição de equilíbrio, diz Bolsonaro

Governo brasileiro vai manter posição de equilíbrio sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia.

Em 04/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Viacheslav Ratynskyi/Direitos reservados

Em comunicado oficial, o governo do Reino Unido informou que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e Bolsonaro conversaram nesta quinta-feira sobre a situação na Ucrânia.

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (3) que o governo brasileiro vai manter posição de equilíbrio sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia. Durante live semanal nas redes sociais, ele afirmou ainda que torce e que vai trabalhar pela paz entre ambos os países. 

"O Brasil continua numa posição de equilíbrio. Não temos a capacidade de resolver esse assunto. Nós torcemos e, no que for possível, nós faremos pela paz. A guerra não vai produzir efeitos benéficos para nenhum dos dois países, muito menos para o resto do mundo", destacou.

Cessar-fogo

Em comunicado oficial, o governo do Reino Unido informou que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e Bolsonaro conversaram nesta quinta-feira sobre a situação na Ucrânia.

“Os líderes concordaram com a exigência de um cessar-fogo urgente na Ucrânia e disseram que a paz tem que prevalecer", destacou a nota. 

“O Brasil foi um aliado vital na Segunda Guerra Mundial e sua voz foi novamente crucial neste momento de crise", disse Boris Johnson ao líder brasileiro, de acordo com o comunicado. 

Ainda segundo o documento, Bolsonaro e o primeiro-ministro britânico concordaram com a importância da estabilidade global e falaram sobre a colaboração com questões como segurança e comércio.

O Palácio do Planalto e o Itamaraty ainda não se pronunciaram sobre a conversa. (Por Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)

Leia também:

Geórgia formaliza pedido de ingresso na União Europeia
Rússia e Ucrânia concordam com corredor humanitário
Reunião: Ucrânia exige cessar-fogo e corredores humanitários
Rússia pretende levar operação militar até o fim, diz Lavrov
Lavrov diz que única alternativa a sanções seria guerra nuclear
ONU aprova resolução que condena invasão russa na Ucrânia
UE aprova sanções contra Belarus por invasão da Ucrânia
Estados Unidos vai fechar o espaço aéreo a aviões russos
Biden chama Putin de “ditador” e diz que EUA apoiam a Ucrânia
Parlamento Europeu aprova moção sobre caso da Ucrânia

TAGS:
UCRÂNIA | RÚSSIA | BRASIL | BOLSONARO | CONFLITO