POLÍTICA INTERNACIONAL

UE inicia mecanismo para suspender fundos para Hungria

Essa é a primeira vez que a UE ativa o mecanismo, que entrou em vigor em janeiro de 2021

Em 27/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: EPA/Ansa-Brasil

Em reunião realizada também nesta quarta, o colégio de comissários autorizou que o líder de Orçamento, Johannes Hahn, notifique Budapeste de maneira formal sobre o procedimento.

A Comissão Europeia iniciou o mecanismo de condicionalidade para suspender os fundos do bloco para a Hungria por conta das repetidas violações do estado de direito cometidas pelo governo, informou o vice-presidente da instituição, Margaritis Schinas, nesta quarta-feira (27).

Em reunião realizada também nesta quarta, o colégio de comissários autorizou que o líder de Orçamento, Johannes Hahn, notifique Budapeste de maneira formal sobre o procedimento.

Essa é a primeira vez que a União Europeia ativa o mecanismo, que entrou em vigor em janeiro do ano passado, que permite suspender os pagamentos diretos para um Estado-membro quando as violações do estado de direito tenham o potencial de ter um impacto negativo no orçamento europeu.

O procedimento prevê que a Comissão Europeia, que é o órgão que precisa ativar a ação, envie cartas de notificação aos Estados-membros interessados informando que o corte dos fundos europeus precisa ser aprovado pelos países em maioria qualificada, ou seja, 55% dos Estados-membros que representam 65% da população da UE.

A decisão de impor a punição havia sido anunciada na abertura da sessão do Parlamento Europeu que contou com a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, no início de abril. Em suas análises, Bruxelas encontrou irregularidades nos contratos públicos, nos sistemas de controle e auditoria, na luta contra a corrupção, entre outros.

Além da Hungria, a Polônia também pode ser alvo de uma mesma punição e, assim como Budapeste, recebeu uma primeira carta administrativa em novembro do ano passado com as contestações do bloco europeu sobre as polêmicas reformas do sistema judiciário.

Todavia, o caso de Varsóvia é mais complexo na avaliação do impacto de tais violações no orçamento da UE, o que ainda pode levar bastante tempo - entre a notificação formal e a decisão final dos países-membros pode-se levar de cinco a nove meses.

A decisão também pode ser contestada na Justiça europeia.

Após o anúncio, Gergely Guyas, chefe do Gabinete do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou que os "eleitores húngaros se manifestaram sobre o governo em 3 de abril", citando as últimas eleições legislativas. (Ansa) 

Leia também:

Após reeleição, Macron promete enfrentar dúvidas e divisões
Secretário da ONU pede reuniões com Putin e Zelensky
Italiano Mario Draghi lamenta ineficácia do diálogo com Putin
Rússia expulsa membros de representação da União Europeia
Pentágono confiante que Ucrânia pode vencer a guerra
Ucrânia e Rússia terão nova rodada presencial de negociações
Alemanha estuda implementar sistema de defesa antimíssil
Hong Kong reduz para uma semana a suspensão de voos
Ucrânia diz que acordo pode ser possível em cerca de 10 dias
Rússia e Ucrânia iniciam uma nova rodada de negociações

TAGS:
UNIÃO EUROPEIA | HUNGRIA | FUNDOS | SUSPENDER | PAGAMENTOS