CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Ufes abre inscrições para 2º torneio de robótica.

Robôs desenvolvidos por estudantes competirão em missão que simula uma operação de resgate e desarmamento de bomba.

Em 30/03/2015 Referência JCC

Equipes de estudantes de todo o Brasil já podem se inscrever para o 2º Torneio de Robótica da Universidade Federal do Espírito Santo (TRUFES), que acontece de 10 a 12 de junho, no Centro Tecnológico (CT) da instituição, em Vitória. As inscrições das equipes, que devem ser compostas por três integrantes, de qualquer nível de escolaridade, seguem até o dia 24 de abril pelo site http://trufes.erusbot.com.

O Torneio tem o objetivo de difundir a prática de robótica, popularizando um assunto que ainda é visto como tópico de ficção científica. Para isso, serão produzidos veículos autônomos terrestres (UGV – Unmaned Ground Vehicles) capazes de realizar o desafio e se adaptar a eventuais imperfeições do ambiente.

“É uma oportunidade para estimular os alunos a buscarem novos conhecimentos, a fim de resolver um desafio baseado em um problema real, além de permitir que seja colocado em prática o aprendizado adquirido em sala de aula”, explica a coordenadora da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS), Roberta Gomes.

O 2º Torneio de Robótica da Universidade Federal do Espírito Santo (TRUFES) é patrocinado pela Geocontrol e organizado pela ERUS, com apoio da Ufes, de professores do CT e alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Computação, dos Departamentos de Informática e Engenharia Elétrica.

Sobre o torneio

As equipes participarão de um desafio que simula uma operação de resgate de reféns e desarmamento de uma bomba em um shopping. Os robôs deverão ser veículos autônomos, capazes de navegar pela arena construída e completar os objetivos sem qualquer interação humana ou com equipamentos externos, como computadores, smartphonestablets e rádios, utilizando apenas um sistema embarcado para o processamento de dados. A missão dos robôs será entrar no estabelecimento, encaminhar as pessoas para uma área segura e impedir que a bomba exploda.

Durante o percurso, as equipes receberão pontuações de acordo com os objetivos que forem cumpridos. O júri da competição será composto por professores com experiência em competições de robótica e integrantes da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS).

Serviço:

2º Torneio de Robótica da Ufes (TRUFES)

Quando: 10, 11 e 12 de junho

Onde: Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória

Inscrições das equipes: R$ 90, abertas até o dia 24 de abril

Fonte: Thiago Lourenço-Geocontrol