CENÁRIO EMPREENDEDOR

Um cenário desafiador, mas favorável!

O que representa um período de crise e dificuldades, para outros significa oportunidades.

Em 22/04/2016 Referência JCC

Seja para os empresários ou funcionários, o cenário atual do Brasil é desafiador. Vai sobreviver aquele que tiver habilidade para mexer as peças do jogo no tabuleiro, usando as estratégias e táticas mais alinhadas.

Para isso, é preciso conhecer, detalhadamente, as regras do jogo. Isso significa entender sobre o momento de turbulência e aprender a “se virar” com os acontecimentos que envolvem a economia do País, influenciando negativamente a indústria, comércio, serviços, emprego, educação, saúde, inflação, enfim, mexendo com a vida dos brasileiros.

Sinceramente, isso não chega a ser uma novidade, tão pouco, a pior situação que já vivemos.

Para os mais vividos, mais experientes, ou mais rodados como eu e a maioria dos brasileiros - afinal a população está envelhecendo – que conheceram e conviveram com aquela maldita inflação registrada entre os anos de 1986 e 1994 quando vários programas heterodoxos de estabilização, baseados no congelamento de preços, fracassaram e levaram a inflação a patamares superiores a 1000% ao ano, portanto, quase 100% (cem por cento) ao mês, até que foi interrompida em 1994, com a chegada do Plano Real, desarmando o sistema de indexação, acreditam que é absolutamente possível virar esse jogo, tornando o cenário mais favorável.

A realidade atual exige de cada um, necessariamente, falar menos e agir mais. Estabelecer e monitorar medidas administrativas assertivas, planejadas e calculadas (também chamadas pelos teóricos de choque de gestão), e muito trabalho, seja na administração da máquina pública, na vida pessoal e familiar, nos negócios, ou na carreira profissional.

O que para muitos representa um período de crise e dificuldades, para outros significa um oceano de oportunidades. Depende de como se olha e entende sobre o ambiente. Depende também, de muita disciplina e de como é processado a informação que entra nos ouvidos e o que sai da boca.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante. 

www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.