VIAGENS & TURISMO

Um tour gastronômico e cultural pelo litoral Sul da Bahia

Além de todas as belezas naturais, os festivais gastronômicos agitam o litoral Sul da Bahia.

Em 20/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/(Priscilla Kopke)

Um mar azul, infinito, com águas cristalinas. Trata-se da porção mais ao Sul da Bahia, dividida entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias.

Pensa em um local paradisíaco. Um mar azul, infinito, com águas cristalinas. Cachoeiras. Rios. Reservas de Mata Atlântica. A natureza em sua mais pura harmonia, com uma imensa fauna e flora. Um verdadeiro cenário de filme. Trata-se da porção mais ao Sul da Bahia, dividida entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias.

Esta última, como o nome sugere, é conhecida por ser local de reprodução das baleias Jubartes, que podem ser facilmente avistadas entres os meses de julho e novembro. 
 
Já a Costa do Descobrimento é famosa pela relevância cultural e histórica de ter sido a primeira região de contato da colonização portuguesa, com muitos locais e monumentos em referência ao período.

Para além dessas riquezas, outro destaque das duas regiões é a culinária, com influências portuguesas, africanas e indígenas, reflexo da formação do Brasil. São temperos, sabores e texturas únicas que permitem uma experiência inesquecível. Inclusive, até o final do ano, a  Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento  contemplam diversos festivais gastronômicos. São eles: 


Festival Gastronômico e Cultural do Prado de 2022, realizado pela APRHOPE. Foto: Divulgação/Internet/(Sued's Hotels)

16º Festival Gastronômico e Cultural de Prado

 “É daqui, é da nossa gente”. Esse é o slogan do Festival Gastronômico e Cultural do Prado de 2022, que visa promover a criação de drinks e pratos baseados nos ingredientes locais, como a mandioca. Aliás, o alimento – e seus derivados – são os queridinhos da edição, sendo o componente principal do festival. 

O evento, realizado pela APRHOPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais), Prefeitura Municipal de Prado, Sebrae e correalização do Senac, acontece de 7 a 23 de outubro em Prado, e contará ainda com apresentações culturais e musicais, garantindo entretenimento, lazer e – claro – uma explosão de sabores.  

4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial 

Anote na agenda: do dia 01 a 15 de novembro acontece a 4ª edição do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. O evento trabalha com 5 categorias: o prato principal, pizzas e lanches, sobremesas e sorvetes, petiscos e drinks.  

A região, que já é atrativa por suas belezas, fica ainda mais em evidência durante os festivais, contribuindo com o desenvolvimento local. A pesca, a agricultura, a pecuária assim como o turismo e a gastronomia são fortalecidos e geram resultados com números expressivos. Nas edições anteriores foram injetados 4 milhões de reais na economia.   

O evento tem a temática “O Campo Encontra o Mar” e é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Além do mais, conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia – EGG e TV Santa Cruz. 

3º Festival Gastronômico de Eunápolis 

Todo mundo tem uma lembrança nostálgica de momentos especiais ligadas a algum tipo de refeição. Os  almoços em família. Um pedido de casamento. Um  jantar de comemoração da promoção do trabalho. A culinária tem o incrível poder de marcar uma ocasião ou períodos inteiros, independente do motivo.  

Ela possibilita associações exclusiva, fortalecendo inclusive vínculos emocionais. E é essa a proposta da 3ª edição do Festival Gastronômico de Eunápolis, que terá como tema “Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração”.  

Sendo mais uma opção para os amantes da boa gastronomia, esse ano o festival contempla o impressionante número de 40 restaurante inscritos – o maior desde o lançamento do evento. O Festival Gastronômico de Eunápolis também apresenta cinco categorias. São elas: prato principal, comida de boteco, lanches, pizzas e sobremesa.  

O evento é realizado pelo Sebrae, CDL, Prefeitura Municipal e correalização do Senac, com Patrocínio Master do Governo do Estado, Baden Baden e Bahia Gás. Será realizado de 25 de agosto a 11 de setembro. (Por Priscilla Kopke)

Leia também:

Municípios do ES avançam no Mapa do Turismo Brasileiro
Boletim mostra crescimento da economia do turismo no E
Técnicos do Ministério do Turismo visitam praias de Vila Velha
Feriados de Abril devem movimentar viagens pelo Brasil
Em 1 ano, índice de atividades turísticas cresce 29,1% no Brasil
MTur já tem cadastrado mais de 200 eventos para este ano
Inscrições para curso em Turismo de Experiência até dia 15
Turismo tem perdas de R$ 474 bi em dois anos de pandemia
Setor turístico está sendo retomado no Brasil, diz ministro
Imagens espaciais descobrem vazamentos de petróleo e gás
Antártica: micróbios podem ajudar limpeza de plásticos

TAGS: 
SUL DA BAHIA | TURISMO | FESTIVAL | GASTRONÔMICO | CULTURAL | LITORAL