TEMAS GERAIS

Uma nova rotina para atravessar a quarentena com as crianças

Especialista aponta que é muito importante que os adultos estejam cuidando das crianças.

Em 25/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Unimed

Estabeleça horários para estudos, para a diversão, e transmita tranquilidade para que os pequenos não acabem estressados. "Yasmin Marques, 12  nos, é estudante do Ensino Fundamental.

Com as crianças dentro de casa, sem poder ir à praia, ao parquinho ou praticar atividades físicas fora de casa, é importante ter horários para acordar, dormir, fazer as refeições, e demais atividades.

“Invente joguinhos, peça ajuda para as crianças para fazer a higiene da casa, envolva as crianças no dia a dia do lar”, orienta a infectologista e pediatra da Unimed Vitória, Euzanete Coser.

A especialista aponta que é muito importante que os adultos estejam cuidando de perto das crianças.

“Tenham paz e paciência. Entendam que é um momento difícil, que a criança não tem culpa, que nós também não temos culpa, e é muito importante todo cuidado e atenção com os pequenos. A partir do momento que a família passa tranquilidade para a criança, é mais fácil ela ficar tranquila. Se a família está em pânico, com certeza a criança vai ficar muito agitada e muito incomodada”, ressalta.

Ajudar os pequenos que estão em aula on-line também exige regras e horários. Participe junto com eles para que tenham interesse e prestem atenção.

“Infelizmente, nesse momento da pandemia, o mais importante é a gente conseguir controlar a doença, reduzir a mortalidade, o número de internações. Depois, se precisar, façam aulas extras e recuperem o tempo perdido”.

Desde cedo as crianças têm aprendido muito sobre a higiene, sobre lavar as mãos dentro de casa, o que facilita nos cuidados. A recomendação em casa não é usar álcool gel, mas água e sabão. Em caso de recebimento de compras, de comida, se tiver que fazer encomenda pelos serviços de delivery, faça a higienização de tudo que receber. E caso seja necessário ter contato com pessoas de um outro núcleo familiar, lembre-se sempre de que todo convívio social deve ser feito com máscara.

Família protegida

Devido ao fechamento das escolas, as crianças e suas famílias estão buscando se readaptar à nova rotina de estudos e lazer em casa. A dona de casa Marilda Marques, 43, é uma das defensoras do estudo on-line. Segundo ela, permanecer isolada durante o período de pandemia é o maior ato de amor para proteger a família.

Desde o início da circulação do novo coronavírus, Marilda tem feito esforços para que a filha tenha um ambiente e horários adequados de estudo e diversão.

“Eu acho extremamente importante a minha filha estudar em casa durante esse período, por isso faço de tudo para que ela consiga manter uma rotina saudável”, afirma.

A estudante do Ensino Fundamental, Yasmin Marques, 12, é a filha única de Marilda e chegou a abrir uma conta no Instagram para dar dicas de rotina de estudo.

“Eu faço resumos de inúmeras disciplinas e compartilho na minha rede social, além de realizar lives para ajudar outras pessoas”, conta.

A conta da adolescente já ultrapassa os 2 mil seguidores, a maioria da mesma faixa etária. Apoiada pela mãe, Yasmin diz que ajudar outras pessoas nesse período é essencial.

“Eu faço as minhas atividades da escola, tomo banho de piscina, assisto TV e ainda ajudo outras pessoas a lidarem bem com a rotina de estudos e lazer”. (Por Marcella Andrade - AsImp/Unimed)

TAGS:
PROCON   |   CONSUMIDORES   |   CLIENTES   |   EMPREGOS   | CIDADE   !   FRAUDES