VIAGENS & TURISMO

Uruguai anuncia extensão de benefícios do IVA até abril de 2019

Os turistas estrangeiros passam a receber até 22% de devolução de IVA sobre serviços.

Em 13/12/2018 Referência JCC, Fernanda Bertin

Ministério do Turismo do Uruguai/Divulgação

NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Montevidéu  - A isenção do IVA, vigente desde 2012 para despesas de serviços gastronômicos, empresas de aluguel de carros e serviços de catering para eventos e festas, foi estendido até abril de 2019 para turistas estrangeiros, o anuncio foi feito durante a passagem da Ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, na Festuris Gramado e pelo Vice-Ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff, na ABAV 2018.

Os turistas estrangeiros passam a receber até 22% de devolução de IVA sobre serviços gastronômicos, catering e aluguel de carros até 30 de abril de 2019. Além de benefícios fixos, que valem durante o ano todo: IVA zero em hotéis, TAX FREE para as compras acima de 600 pesos uruguaios em locais aderidos e devolução de 10,5 % do IVA por aluguel de imóveis, mediante pagamentos com cartão.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

A isenção de impostos para visitantes estrangeiros é uma ferramenta de grande competitividade, que reflete nos números do turismo constantemente. “A resolução do governo permite que iniciemos o portfólio da campanha promocional do país como destino turístico, com foco em benefícios", afirma a ministra de Turismo Liliam Kechichian.

O Uruguai recebeu no primeiro semestre de 2018, 2.147.957 visitantes não residentes, o que significou um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2017 (2.111.594). A receita em dólar foi de US $ 1.414.109.318, no equilíbrio da balança entre as despesas realizadas pelo turista uruguaio no exterior e a contribuição dos visitantes não uruguaios foi positivo, o que representou um total de US $ 736.970.904.

O turista que compra na loja com cartão de crédito ou débito, tem alguns dados básicos inseridos em um sistema (nome, nacionalidade, número do passaporte) normalmente solicitados pelo vendedor ou caixa do estabelecimento e as informações viajam eletronicamente para os 11 pontos de saída do Uruguai que estão ativos. Quando o turista deixa o país, ele passa pela alfândega onde o funcionário da alfândega digita os dados digitalizando o passaporte e pede o cartão de crédito para comprovar o reembolso do imposto, que entra em vigor em cinco dias úteis.

No vo serviço

Nesse ano, foi adicionado um novo serviço Global Customer Care, que permite rastrear o reembolso de impostos. Toda vez que um turista compra em uma loja basta passar o número de celular, quando o visitante sai do estabelecimento recebe uma mensagem de texto que diz: "Obrigado por comprar nesta loja", funcionando como um lembrete e como  um rastreio da operação um dia antes que o turista deixe o país, até que o dinheiro seja creditado no seu cartão.

Pontos de saídas que praticam a devolução de impostos

Os pontos de saída do Uruguai que podem realizar a devolução de impostos são: Aeroporto Internacional de Carrasco, Aeroporto de Laguna Del Sauce, Puerto de Montevidéu, Puerto de Colônia Del Sacramento, Terminal de Arribos de Cruceros de Punta Del Este, Ponte Salto-Concordia, Ponte Paysandú-Colón, Ponte Fray Bentos – Porto Unzué e Chuy.

Com informação complementares do Ministério do Turismo do Uruguai