SAÚDE

Vacina bivalente começa a ser aplicada em Aracruz hoje (1)

Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada em Aracruz nesta quarta-feira (01)

Em 01/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi/Secom-PMA

A Vacina Bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus, além da subvariante ômicron. 

Começa nesta quarta-feira (01/03), mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Aracruz. A Secretaria de Saúde (Semsa) dará início a aplicação da vacina Pfizer Bivalente nos chamados grupos de risco, conforme divisão anunciada pelo Ministério da Saúde. O imunizante estará disponível em todas as Unidades de Saúde das 7h30 às 12h. 

A Vacina Bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus, além da subvariante ômicron. 

Nesta primeira etapa, de acordo com a divisão anunciada pelo Ministério da Saúde,  serão vacinadas pessoas acima de 70 anos, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas, pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas e pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI's), assim como também os servidores das ILPI's . 

Para a imunização com a Pfizer Bivalente, a população que faz parte do público-alvo precisa ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. 

Para receber a vacina pfizer bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, Coronavac ou Astrazenica) e ter tomado a última dose há pelo menos quatro meses, deverá apresentar o CPF e o comprovante de vacinação contra Covid e no caso de pessoas com Imunossupressão é necessário apresentar também o laudo médico.

De acordo com a Semsa,  embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra as doses do imunizante contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. 

Confira a divisão feita pelo Ministério da Saúde para a aplicação das doses bivalentes:

1ª fase: pessoas acima de 70 anos, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas, pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas (transplantadas, pessoas com HIV, pacientes oncológicos e pessoas com doença renal crônica em hemodiálise),  pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI's), assim como também os servidores das ILPI's; 
2ª fase: pessoas com idade entre 60 a 69 anos; 
3ª fase: gestantes e puérperas; 
4ª fase: profissionais de Saúde; pessoas com deficiência Permanente (a partir de 12 anos de idade), adolescentes cumprindo medida socioeducativa (menores de 18 anos), população privada de liberdade, funcionários do Sistema Prisional. Na 1ª ETAPA da campanha serão vacinados os grupos da 1ª FASE. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Vitória reforça sobre a importância da vacinação para crianças
Prefeitura de Anchieta realiza força tarefa contra a dengue
São Mateus inicia campanha de vacinação contra Covid
Agentes de Saúde recebem tablet para otimizar atendimento
Serra abre agendamento on-line de vacina nesta segunda
Vigilância Epidemiológica realiza capacitações nas UBS
Anchieta inicia aplicação da bivalente nesta quarta (01)
Assistência Social reforça a Política de Segurança Alimentar
Guarapari realizará Ação de Vacinação Covid, nesta segunda
Mutirão: casas e depósitos visitados no combate à Dengue
Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada

TAGS:
VACINA | BIVALENTE | COVID-19 | ARACRUZ | IMUNIZAÇÃO